quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Marisa Monte e Adriana Calcanhoto com Renato: melhores momentos de "Duetos"

O álbum "Duetos", que, como o nome já diz, contém duetos (reais e virtuais) de Renato Russo com vários artistas da música brasileira, me cheirou a "mais do mesmo", pois muita coisa ali já foi lançada em discos passados e pouca coisa é relamente novidade (quem aqui não se cansou de ouvir "A cruz e a espada" com Paulo Ricardo e "A Carta" com Erasmo Carlos, por exemplo?).
Por outro lado, duas canções são excepcionais, e já valem o preço que paguei pelo cd: "Celeste", parceria com Marisa Monte, e "Esquadros", com Adriana Calcanhoto. Ficaram excelentes!
  
Alguns anos depois (a canção foi composta em 94), Renato mexeu um pouco na letra e transformou "Celeste" em "Soul Parsifal", que entrou em "A Tempestade". Ambas as canções são pops deliciosos, pra cima, mas "Celeste" ganha pela espontaneidade e pela voz da Marisa Monte.
O dueto com Adriana foi extraído do programa "Por acaso", de 94, e impressiona a todos pelo cenário e pela potência da voz de Renato junto com a voz doce da cantora.
Vale a pena conferir esses dois belos momentos da música popular brasileira!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Legião Urbana vive!

Após 14 anos da tempestade que deixou desolados milhares de fãs em todo o Brasil, Renato Russo não está morto.

Pelo menos enquanto as canções da Legião Urbana permanecerem nas bocas e nos corações dos fãs, suas mensagens continuarão vivas.

O mesmo se diz comerciamente: é incrível o fôlego que a obra legionária mantém nas lojas de todo o Brasil. Média de vendas muito melhor do que muitos artistas em atividade; todos os álbuns permanecem em catálogo (tente procurar o primeiro álbum de um grupo há anos em atividade e veja a diferença), sem falar na última cartada da banda: o relançamento em box, em cds avulsos e em vinil de todos os oito discos de estúdio, contendo fotos e textos inéditos. Coisa para antigo fãs. Coisa para novos fãs. coisa para simpatizantes da banda. Coisa para curiosos. Coisa para todos que gostam de boa música, num cenário que se mostra tão medíocre com essas bandas de rock atuais, que nada dizem para esta geração.

Pensando asim, dá orgulho em ser legionário, uma vez que não há um culto assim no Brasil. Lá fora cultua-se até hoje Beatles, Elvis, The Smiths e muitos outros. E aqui no Brasil? Que memória fazemos de nossos grupos de rock mais expressivos? Talvez um Raul Seixas e um Cazuza ainda sejam lembrados, mas não como acontece com a Legião Urbana. Os seguidores desta banda recusam-se a deixar que ela seja esquecida.

Filmes têm previsão de lançamento para o ano que vem. A vida em Brasília do jovem Renato Russo será lembrada em "Somos Tão Jovens". A saga "Faroeste Caboclo" também chegará às telas. enfim, tudo para levar à frente o nome de Renato Russo e da Legião Urbana.

O fôlego da Legião Urbana é incrível! E os fãs somos responsáveis por levar o nome da banda às futuras gerações, mantendo as canções legionárias vivas. Afinal, como o próprio Renato dizia, "A Legião Urbana hoje em dia só existe por causa dos fãs". Força sempre!

Paulo Avila.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Um resumo de UMA LEITURA PÓS-MODERNA DA OBRA DE RENATO RUSSO

Na verdade, o que pretendo mostrar no meu trabalho acadêmico?

Talvez o resumo da monografia explique:

RESUMO

Com esta monografia pretendemos mostrar a importância da obra de Renato Russo como vocalista e letrista da banda brasileira de rock'n'roll Legião Urbana dentro do contexto do mundo pós-moderno, cujo sujeito encontra-se fragmentado numa sociedade pluralista; esta mesma sociedade passa por diversas transformações nos séculos XX e XXI, afetando os diversos setores da nossa sociedade. Mudanças essas que têm o seu reflexo na política, na economia, na literatura, na música, na pintura, enfim, nas artes em geral. Dentro desse contexto, a Legião Urbana emergiu e sua obra torna-se referência para a arte contemporânea. Assim, será analisada a obra poética de Renato Russo pelo viés pós-moderno, a partir da construção da identidade, da fragmentação da sociedade contemporânea e da voz do marginal e das minorias, em especial das mulheres. Será visto ainda como o hibridismo, o hiper-real, a metonímia e a paródia estão presentes no poema épico contemporâneo “Faroeste Caboclo”. Para este trabalho foram utilizadas obras de teóricos que tratam sobre a pós-modernidade, tais como Linda Hutcheon, Perry Anderson, Steven Connor, David Harvey, Zigmunt Bauman, Stuart Hall, entre outros; e livros específicos sobre a vida, os pensamentos, as ideias e a análise das letras de Renato Russo, que nos ajudarão a fazer o paralelo entre as principais questões pós-modernas e a poética do poeta contemporâneo.

Palavras-chave: Renato Russo, Legião Urbana, Pós-moderno, Pós-modernidade.
Mais algumas fotos da minha apresentação:





Uma Leitura Pós-Moderna da Obra de Renato Russo


Como vocês sabem, meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi sobre a Poética Romântica de Renato Russo. Tentei mostrar como havia uma ideologia do romantismo nas letras de Russo. O trabalho foi um sucesso e acabei ganhando um 10. Alguns capítulos, inclusive, foram postados aqui.
Aí, entrei, em 2009, na pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. E aí? Sobre o que escrever na monografia? Como estudamos muito sobre pós-modernismo, tive então a ideia (não muito aceita pelo meu orientador no início) de falar novamente sobre Renato Russo, desta vez sobre uma perspectiva pós-moderna.

Não teve jeito: escrevi UMA LEITURA PÓS-MODERNA DA OBRA DE RENATO RUSSO, que considero um trabalho inferior ao anterior, mas até bem interessante. Mais uma vez Renato me ajudou em um momento importante em minha vida. O trabalho me valeu um 9, e, como disse a professora que orientou a pesquisa (a "pré-monografia"), isso faz de mim um pesquisador dentro dessa área que eu me propus a estudar (Renato Russo na literatura).
E acabou sendo ainda mais uma homenagem que fiz ao nosso poeta. Ele merece isso.
A defesa da monografia foi no dia 27/09/2010, às 13h, na Universidade Severino Sombra, Vassouras-RJ. Estão postadas fotos com alguns momentos da minha apresentação.

Paulo Avila.

Voltando a postar...

Caros legionários...

Fiquei tanto tempo sem postar nada por conta de problemas pessoais e por não ter muito tempo para acessar a internet e eis que entro no blog e encontro tanta gente seguindo este espaço que criei para contar tudo sobre o universo da Legião Urbana! Muito obrigado pelos mais de 11.000 acessos! Farei o possível para manter este espaço sempre atualizado para que possamos trocar ideias e histórias sobre essa que é a banda que marcou várias gerações, que marcou principalmente nossas vidas!
Abraços legionários e força sempre!
Paulo Avila.