sábado, 2 de abril de 2011

Meninos e meninas Legionários

Uma das grandes coisas que Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá devem se orgulhar nessa vida - tanto quanto o sucesso de sua querida banda e suas canções inesquecíveis que marcaram várias gerações - é a forma como essas mesmas canções uniram tanta gente. Sim, falo de amigos, meninos e meninas legionários que se conheceram por meio da Legião e hoje são amigos para a vida inteira.
Era uma outra época, conhecer legionários era geralmente por cartas (pena que essa mania de corresponder-se por cartas tenha se acabado...) e a gente acabava se encontrando por meio de revistas de música e fã-clubes. Não havia internet naquele tempo e parecia que cada um vivia em uma ilha distante. Com o advento da internet, dos sites de relacionamento, dos sites especializados, do MSN, a distância e o tempo se relativizaram. Mas esse tempo que passou ainda faz muita falta! Sim, sou um eterno nostálgico!...
Vou citar aqui alguns amigos que conquistei e são para a vida inteira, embora o contato muitas vezes tenha se perdido ou diminuído por conta da nossa falta de tempo, do nosso trabalho, dos nossos compromissos que nos sufocam tantas e tantas vezes.
Até hoje guardo as suas cartas, suas histórias (tantas histórias que compartilhamos!...), suas alegrias, medos, anseios, sonhos... Enfim, somos apenas pessoas comuns, que temos sonhos e queremos ser felizes. Mantivemos nossos ideais e um certo resquício juvenil. Mas o legal do rock & roll é isso mesmo - pois o rock é juvenil, sempre! E é no rock que eu encontrei grandes amigos, uma grande família de legionários.
Era uma coisa muito louca esperar pela carta de um amigo (a) legionário (a), ás vezes poderia demorar de duas semanas a um mês! Imagina a angústia! Era quase como jogar uma garrafa com uma mensagem e esperar que alguém do outro lado do mundo a lesse! Quando o carteiro chegava e chamava ao portão, era uma alegria só!
E quem são meus amigos? Ah, tem tantos!... Vou citar alguns nomes, embora tenha medo de esquecer alguns... Desculpem-me se isso acontecer, mas não posso deixar de citar nomes.
Tem a Regina Aparecida (de Coronel Fabriciano - MG), pessoa querida por todas, amiga, sincera, sensível, pintora de mão cheia, um grande presente de Deus. Conheci-a por meio de outro legionário; ela manteve um fã-clube da Legião por muito tempo. Grande amiga, conselheira, pessoa especial, muito especial. Hoje nos falamos por MSN.
Gustavo Sene de SP foi meu 1º amigo por correspondência, sempre trocávamos muitas reportagens sobre a Legião (xerox), falávamos muito de música, principalmente Legião (lógico) e punk rock, uma velha paixão nossa. Precisamos reatar o contato, cara! Temos o orkut e o MSN um do outro, só falta a gente se encontrar nesse mundo virtual tão vasto e, ao mesmo tempo, tão pequeno!
Douglas Klem, legionário paulista, são-paulino, também fã de metal e rap. Sensível, inteligente, fala de todos os assuntos com propriedade - de música à política. Precisamos nos falar por e-mail, estamos "sumidos"!
Élio - filósofo, poeta, sensível (acho que todo fã da Legião é sensível, podem perceber isso! O machão que malha todo dia e pega todas as meninas não se encaixa bem no perfil de legionário). Perdemos o contato, mas ainda temos o e-mail um do outro. Precisamos nos falar de novo!
Patrícia, menina frágil, sensível, mas que conseguiu sair da concha da timidez e alcançou muitos objetivos, saiu de uma cidade pequena de MG e foi morar em BH, hoje mora na Espanha. Tínhamos altos papos por telefone madrugada afora, hoje nos encontramos casualmente no facebook.
Welma, mais uma pessoa sensível e querida de MG. Perdi o contato com ela, mas verei com a Regina (amiga em comum da Welma) o e-mail ou orkut ou MSN dela.
Roberta Oliveira, mais conhecida como Bia. Amiga muito querida, inteligente, divertida, pra cima, sempre nos dando força; ela tem uma energia muito positiva, suas cartas eram muito legais. Hoje nos falamos esporadicamente pelo orkut, mas a amizade permanece!
Bom, se eu me esqueci de mais alguém, prometo que posto numa outra ocasião. Mas tenho que dizer que conhecer esse grandes amigos legionários foi muito importante para mim, e eles sempre irão mora em meu coração.
E você, tem amigos legionários distantes e especiais? Faça um comentário e se lembre dos grandes amigos que partilham sonhos e ouvem Legião Urbana com você!
De uma coisa é certa: o sonho de Renato de criar uma turma de amigos por meio do rock foi realizado. E muito mais: graças às suas canções. Renato, mais uma vez, obrigado! Com certeza, você cumpriu sua missão nesse mundo, ajudando a semear amizade e compaixão no coração das pessoas.

"O sistema é maus, mas minha turma é legal / (...) /Quero um milhão de amigos, quero irmãos e irmãs". (Renato Russo)

Um comentário: