sexta-feira, 13 de julho de 2012

GRANDES BANDAS PARA SE OUVIR NO DIA MUNDIAL DO ROCK (13/07/2012)



Legião Urbana


Minha banda de rock número um (todos temos a nossa banda preferida). Considerada a maior banda de rock de todos os tempos no Brasil, nasceu em 1982 em Brasília e até hoje conquista fãs em todo o país. Seu líder, Renato Russo (27/03/1960 – 11/10/1996), é o grande letrista de sua geração: poeta, contestador, romântico, terno, agressivo, encarnou a figura do rock star em um país carente de ídolos. Dado Villa-Lobos (guitarras) e Marcelo Bonfá (bateria) completam a banda, que teve ainda a presença de Renato Rocha (Negrete, baixo) nos três primeiros álbuns. A banda tem influências diversas (rock/pop/folk/punk/pós-punk), principalmente de bandas como Ramones, Sex Pistols, Joy Division, Beatles, Bob Dylan entre outras.








The Smiths


A grande banda inglesa dos anos 80, durou apenas 5 anos e até hoje é cultuada pelos serviços prestados ao rock, pelo seu som pós-punk com as letras confessionais de Morrissey (lenda viva do Rock), ora atormentadas ora sarcásticas, e as guitarras marcantes, simples e harmônicas de Johnny Marr. A banda é até hoje uma referência no cenário britânico.







The Cure

Liderada pelo vocalista Robert Smiths, o som da banda pós-punk enveredou pelo que chamamos de rock gótico, com letras muitas vezes depressivas, climáticas e instrumental denso.








Radiohead


A maior banda inglesa da atualidade, nascida nos anos 90, mistura de brit rock, pós-punk e experimentalismos e barulhos eletrônicos diversos, com destaque para o vocalista e letrista Thom Yorke, imagem do rockeiro atormentado. “Ok Computer” aparece em qualquer lista dos maiores discos de rock de todos os tempos. Este álbum colocou a banda no 1º escalão do rock.








U2


Amem ou odeiem, essa banda irlandesa é um dos grandes nomes do rock no mundo, tendo à frente o vocalista Bono Vox e as guitarras excelentes de The Edge. Uma lenda viva do rock.






Ramones


Punk em estado bruto: som seco, sem firulas, sem solos, poucos acordes, músicas com 2 ou 3 minutos e muita energia. Impossível não se empolgar! One, two, trhee, four!...












Joy Division



Uma das melhores coisas surgidas no pós-punk da Inglaterra, possui letras poéticas, vocais graves de Ian Curtis, que se enforcou no auge da banda aos 22 anos para se virar mais uma lenda do rock que teve vida curta e intensa. Destaque para sua dança epiléptica (ele realmente era epiléptico) e saus letras. O som tem a força do punk, sem abrir mão de lirismo e algumas experimentações eletrônicas. Bateria quase militar, baixo hipnico, guitarras simples e potentes, muito influenciou a Legião Urbana no início de carreira. Vale a pena baixar o filme “Control”, sobre a banda e sobre a vida de Curtis.






Coldplay


Muitos adoram falar mal dessa banda, mas sem dúvida é uma das melhores bandas inglesas da atualidade, com seu rock pop que criou diversos hinos para o mundo pop.





Belle & Sebastian


O apogeu do “rock fofinho”: melodias deliciosas, simplicidade, técnica e bom gosto, influências dos anos 60 com Smiths, mostra que o rock não precisa ter cara de mau. Poucas pessoas conhecem essa banda escocesa, e eu adoro ser um dos poucos que curtem (é como uma pérola encontrada que você não faz questão de mostrar para todo mundo: basta você conhecer e gostar).






The Cranberries


A melhor banda com vocais femininos, Dolores é uma das melhores vocalistas do mundo rockeiro. Muita baladas, rocks básicos, muitos sentimentos nas letras, muita beleza e simplicidade nas composições deste quarteto oriundo da Irlanda.








R.E.M
Banda norte-americana, começou como uma garage band e virou uma banda gigantesca a partir do álbum “Out of Time”, graças ao hit “Loosing My Religion”.





Metallica


Maior banda de metal do universo, é como vinho: quanto mais velho, melhor. Começaram com o trhash metal (veloz e agressivo), e incluíram heavy metal, hard rock, hardcore e até baladas ao longo da carreira. Uma banda que soube reinventar-se e manter-se no topo do metal.





Nirvana

Precisa falar muito? A maior banda grunge surgida nos anos 90, vinda de Seattle, Estados unidos. Kurt Cobain, vocalista, letrista e guitarrista, deu um fim à banda com um tiro na própria cabeça, entrando no hall dos rockeiros talentosos que morreram com 27 anos. O som da banda? Um petardo: grunge, punk, sem deixar de ser pop. Agressivo, terno, pesado, delicado. Cobain gênio.






Smashing Pumpkins

Banda de rock alternativo norte-americana formada em Chicago em 1987. Seu som passa por diversas vertentes do rock: metal, grunge, progressivo, experimentalismos eletrônicos e um pouco de punk. Letras angustiadas, tem à frente o líder e idealizador Billy Corgan.






Sex Pistols


Causou escândalo nos anos 70, com uma postura anárquica e falando mal da realeza britânica. O vocalista Johnny Rotten é a personificação do punk rock. A banda levou ao extremo o lema punk DO IT YOURSELF (faça você mesmo), em que a energia e o vigor valem mais que a técnica. Se não houvesse existido os Sex Pistols, muitas bandas hoje não existiram, pois foram diretamente influenciadas por eles.






Um comentário: