quinta-feira, 14 de maio de 2009

Show da Legiao Urbana no Rio - eu fui! (09/10/1994)

Nunca me esquecerei do dia em que fui a um show da Legião Urbana...

A imagem de Renato / Dado / Bonfá na minha frente tocando e cantando suas inesquecíveis canções ficará para sempre registrada em minha mente e em meu coração.

Digam o que quiserem sobre a Legião: que são músicos limitados, que o Renato esquecia algumas letras, que as apresentações eram puramente histeria coletiva beirando ao fanatismo... Não importa. Nada se compara a um show da Legião. Bono e seu U2 são incríveis ao vivo? Sim, são. Mas não são a Legião!

Como disse Dado certa vez, “show da Legião, sempre uma nova emoção”. É a pura verdade!

Em algum dia de setembro de 1994 vejo na TV o comercial do show que aconteceria no Rio nos dias 08 e 09 de outubro daquele ano.

“Nossa! A Legião vai tocar no Rio!”, pensei. Era a minha chance de assistir finalmente ao show da minha banda do coração. Eu já tinha todos os discos, legionário convicto, só me faltava assistir a um show da banda.

Eu tinha 17 anos e minha mãe foi comprar o ingresso para mim e para um colega que iria comigo. Quando cheguei do colégio, fiquei decepcionado por saber que nos postos de venda não havia mais ingressos. Tudo esgotado!

Fui falar com meu colega e resolvemos ir à Barra da Tijuca, shopping Via Parque, onde ficava a antiga casa de shows Metropolitan (local do show). Lá fomos nós. Eu estava ansioso demais, não conseguia comer nada, no ônibus só ficava pensando na possibilidade de encontrar os ingressos.

Chegamos lá e havia uma pequena fila. Algumas pessoas estavam comprando vários ingressos. Na nossa vez, pedimos dois ingressos e a atendente disse: “acabou...” e eu pensei “Meu Deus!..”; mas ela continuou: “Só tem para domingo, sábado está esgotado”. Que alívio!

Fomos para casa felizes e ansiosos. Em casa peguei os encartes dos discos e fiquei lendo as letras para poder cantar todas na ponta da língua junto com o Renato. Isso era uma sexta-feira.

No sábado percebi que não conseguia sentir o gosto da comida. Disse para minha mãe que estava sem sal, mas ela disse que era engano meu. Coloquei mais sal: nada – não sentia gosto da comida. Percebi que estava sofrendo de ansiedade e perdi o apetite e não sentia o gosto dos alimentos. Estava entrando em transe, ficava todo arrepiado só de imaginar o que viria.

No domingo a mesma coisa: não sentia gosto de nada. Fiquei aguardando chegar a hora, mas o tempo não passava! Meu time do coração (Fluminense) iria jogar naquele dia contra o Vasco, mas eu não me importava: o grande jogo era no Metropolitan! Depois fui saber que o jogo foi 0 x 0 (lembro que um colega sugeriu que, em vez de eu comprar ingresso para ver a Legião, eu poderia ir ver o Flu no Maracanã). Sem comentários...

Meu colega e eu fomos de ônibus, que estava lotado. O trânsito estava meio complicado, mas chegamos lá sem grandes transtornos!

Escolhi um lugar legal para ficar, bem de frente, a alguns metros do palco. Havia muitos jovens com camisas da Legião, mas também de outra bandas como Ramones, Iron Maiden, Sepultura. Todas as tribos queriam ver a Legião no palco, queriam reverenciar a grande banda de rock do Brasil – “A banda de rock mais rock do Brasil”, como dissera Renato referindo-se à própria Legião numa entrevista para o jornal O Globo naquela semana.

As horas passavam e o show não começava... Fiquei cada vez mais ansioso!

Enfim, o local começou a ficar escuro, as pessoas começavam a gritar “É Legião! É Legião!” e eu pensei: “vai começar!”

O sistema de som apresentou: “Metropolitan apresenta LEGIÃO URBANA!!!”

Todo mundo começou a gritar, parecia que o local estava mais cheio ainda (pois todo mundo começou a se aproximar mais e mais, quase não dava para se mexer).

Como o Renato era fã de música clássica, a introdução teve início com um instrumental que não sei o nome, mas já era emocionante, deu um clima legal!

Quando acabou, a cortina se abriu e os músicos entraram no palco, indo para seus postos. Renato surgiu logo em seguida segurando algumas flores nas mãos e, num sorriso, disse: “Boa noite! Vocês estão prontos?”

Precisava responder? Mas eu murmurei, rindo de felicidade: "É claro que estou!"

A partir dali, nada mais parecia real. Foi uma experiência mística, indescritível, única!

Sei que partes desse show passaram na Bandeirantes e mais tarde um disco duplo com o título “Como é que se diz eu te amo” foi lançado pela EMI, mas mesmo assim nada se compara com o que vivi naquele momento, naquelas pouco mais de duas horas de apresentação.

Ainda hoje, quando me lembro desse dia, eu fico arrepiado e me vem à mente imagens bem nítidas da apresentação legionária.

Na próxima postagem tentarei ser o mais fiel possível para descrever esse show memorável...

21 comentários:

  1. simplismente emocionante ler seu depoimento!vc é um sortudo cara!Gostaria de estar na sua pele ao menos nesse dia...
    bem, apresento a vc a minha banda,me chamo Dido e sou o vocalista dela, esperosinceramente que vc goste do nosso som!super abs!
    www.myspace.com/bandaecho

    ResponderExcluir
  2. pena q eu tinha 2 anos e ñ pude ir nesse show ^^
    amei seu post, invejinha de vc :)
    LEGIÃO URBANA uhul O/

    ResponderExcluir
  3. esse show foi foda..um dos melhores da carreira segundo eles mesmos.sorte q um dia poderemos ver isso num DVD!

    ResponderExcluir
  4. cara vc me fez chorar! esse depoimento leva a gente como se tivesse vivido o q vc viveu, que inveja de vc...

    ResponderExcluir
  5. Nossa, sem palavras, mesmo... sou ultra admiradora do nosso querido Renato Russo e sempre eterno. lindo! Sortudo vc!!! Tenho esse show gravado em uma fita de v[ideo e os Cds, mas nada se compara em ter estado l[a. VIVA RENATO!!!!

    ResponderExcluir
  6. AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

    DIA 31/12/2009 vai ter DADO VILLA-LOBOS & MARCELO BONFÁ aqui em FORTALEZA fazendo um memorial a Renato Russo que eles não puderam fazer quando deviam (por causa da Família), vai ser a céu aberto e aberto ao público no Aterro da Praia de Iracema... vai ser transmitido pela Globo e EU VOU ESTAR LÁAAAAAAAAAAAAAAAA
    NÃO TIVE A FELICIDADE DE TER VISTO TODOS ELES JUNTOS, MAS VEREI ELES DO MESMO JEITO E SEI QUE RENATO RUSSO ESTARÁ LÁ EM ESPÍRITO ACOMPANHANDO SEUS GRANDES E VELHOS COMPANHEIROS!!!

    QUE FELICIDADEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

    ResponderExcluir
  7. Cara,
    Que inveja!!!
    Agora uma pergunta... Depois de Eduardo e Mônica, o Renato diz:
    - Quem já sofreu por amor?
    (...)
    - Senão fica um cara doente que nem o cara dessa música...
    Que música é essa??? Faroeste Caboclo???

    ResponderExcluir
  8. Caracas q dahora queria ter ido, o melhor cd deles que eu acho é o desse show!!

    ResponderExcluir
  9. como eu queria ser dessa época para ir no show da eu era uma crianca amo muito a legiao

    ResponderExcluir
  10. Kracaaaaa,tenho 17 anos agora,vivo nessa geração perdida,pra mim legião é incrivil,Renato foi o Rei do rock brasileiro,quando escuto suas musicas fico viajando pensando,e tambem fico triste por saber que ele se foi e não tem como eu ver ele num show ou algo do tipo,que boim que vc foi nesse show é uma lembrança incrivel que vc deve ter

    ResponderExcluir
  11. de dar inveja tudo issu
    vc teve um grande presente em sua vida ein
    como eu queria ta nesse showw um dos melhores sem dúvida
    :)
    bj

    ResponderExcluir
  12. Cara, fiquei muito emocionada...Fui a esse show. Tinha 15 anos e fiquei durante 1 semana implorando pra minha mãe nos deixar ir e ela nos levou...Fiquei louca, era uma mistura de alegria, nervosismo, ansiedade e ao mesmo tempo au achava que era um sonho... ainda acho...me considero uma privilegiada por ter vivido isso!!!
    "Urbana Legio Omnia Vincit"

    ResponderExcluir
  13. al que você foi a esse show Karine! Eu também senti essa mistura de sentimentos que você sentiu! Foi um dia emocionante que nós vivemos, sem dúvida! Somos privilegiados por isso! FORÇA SEMPRE!

    ResponderExcluir
  14. Realmente , um depoimento emocionante !!!
    Fiquei arrepiada.
    Pena que eu não consegui ingressos naquele dia !!!

    ResponderExcluir
  15. Coisa linda ler um depoimento desses! Aliás, obrigada por compartilhar esse momento conosco.

    Seis dias depois deste Show, eu estaria fazendo 4 anos de idade, não sabia quem era Legião. Hoje sei que LEGIÃO URBANA somos nós! Desde quando me lembro, gosto do bom e velho Rock! Muito aprendi com Renato Russo (músicas, livros, vídeos...) ele está inteiramente na minha vida, sempre dando força e motivação através de suas palavras que nos cabem em qualquer época da Vida. Canções sem data, que foram feitas para qualquer geração. Letras feitas por quem amava o que fazia, e principalmente, por quem ACREDITAVA no que escrevia...

    "teremos coisas bonitas pra contar"

    ResponderExcluir
  16. Curiosidade...
    Quanto você pagou pelo ingresso?!
    Valeu!
    Beijos
    ;)

    ResponderExcluir
  17. Na época paguei R$18,00... e era bem caro!!! abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara eu ainda não tinha nascido nessa época (só viria ao mundo no dia 29/02/1996) mas se tivesse a oportunida de ir a esse show inesquecivel pagaria todo dinheiro possível. LEGIÃO URBANA!!!

      Excluir
  18. nossa , é uma imensa honra vc ter ido no show do legião,
    eu ñ tive a oportunidade ):
    mais hoje curto de mais legião urbana !

    ResponderExcluir