terça-feira, 19 de outubro de 2010

Uma Leitura Pós-Moderna da Obra de Renato Russo


Como vocês sabem, meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi sobre a Poética Romântica de Renato Russo. Tentei mostrar como havia uma ideologia do romantismo nas letras de Russo. O trabalho foi um sucesso e acabei ganhando um 10. Alguns capítulos, inclusive, foram postados aqui.
Aí, entrei, em 2009, na pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. E aí? Sobre o que escrever na monografia? Como estudamos muito sobre pós-modernismo, tive então a ideia (não muito aceita pelo meu orientador no início) de falar novamente sobre Renato Russo, desta vez sobre uma perspectiva pós-moderna.

Não teve jeito: escrevi UMA LEITURA PÓS-MODERNA DA OBRA DE RENATO RUSSO, que considero um trabalho inferior ao anterior, mas até bem interessante. Mais uma vez Renato me ajudou em um momento importante em minha vida. O trabalho me valeu um 9, e, como disse a professora que orientou a pesquisa (a "pré-monografia"), isso faz de mim um pesquisador dentro dessa área que eu me propus a estudar (Renato Russo na literatura).
E acabou sendo ainda mais uma homenagem que fiz ao nosso poeta. Ele merece isso.
A defesa da monografia foi no dia 27/09/2010, às 13h, na Universidade Severino Sombra, Vassouras-RJ. Estão postadas fotos com alguns momentos da minha apresentação.

Paulo Avila.

2 comentários:

  1. Cara o Renato Russo vai me salvar de um trabalho de escola sera que as letras de algumas músicas dele no cabe no modernismo?

    ResponderExcluir
  2. Olha, Lorena, cabe mais no pós-modernismo. Só analisando bem mesmo pra ver se alguma característica modernista se encaixa na obra legionária.

    ResponderExcluir