terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Que Perfil é este?!?


Não entendo essas coletâneas que não trazem nada de novo... Foi assim com o cd “Mais do Mesmo”. Agora esse perfil!
Alguns fãs dirão: “Esse cd vai ajudar os fãs mais novos conhecerem melhor a banda”. Discordo! A discografia está toda em catálogo, relançamentos foram feitos... Para que essa coletânea? Só mais um caça-níqueis? Com certeza, isso não é ideia do Dado e Bonfá, que não precisam disso para sobreviver. Tem muita gente aí querendo lucrar em cima do legado da banda.
E o DVD ao vivo com os shows do Metropolitan, na turnê do álbum O Descobrimento do Brasil, em 1994? E as sobras de estúdio? E as canções inéditas? E os ensaios? Shows e mais shows? Especiais de TV e rádio? Não é possível que isso vá ficar mofando nos arquivos da gravadora! Seria muita irresponsabilidade.
Sem falar na tão prometida caixa com material raro, que iria se chamar MATERIAL. Acho que isso nunca sairá do papel.
Já que é assim, fui até o Youtube e garimpei tudo o que pude da Legião Urbana. Tem muita raridade, muita coisa legal! Aos poucos vou colocando aqui no blog, ok?
Ah, vejam a lista do Mais do Mesmo (1998) e desse Perfil (2011). É quase a mesma lista! Por que não pegaram versões desconhecidas dessa canções (tenho certeza de que a gravadora tem várias versões alternativas)?
MAIS DO MESMO
1- Será
2- Ainda É Cedo
3- Geração Coca-Cola
4- Eduardo E Mônica
5- Tempo Perdido
6- Índios
7- Que País É Esse?
8- Faroeste Caboclo
9- Há Tempos
10- Pais E Filhos
11- Meninos E Meninas
12- Vento no Litoral
13- Perfeição
14- Giz
15- Dezesseis
16- Antes Das Seis

PERFIL
1.    Tempo Perdido
2.    Será
3.    Quase sem Querer
4.    Índios
5.    Há tempos
6.    Perfeição
7.    Metal contra as nuvens
8.    Pais e filhos
9.    O teatro dos vampiros
10.   Giz
11.   Vento no Litoral
12.   Faroeste Caboclo
13.   Que país é Este
14.    Eduardo E Monica

De novidade mesmo, só Quase sem Querer, Metal contra as Nuvens e O Teatro dos Vampiros. Onde estão as canções de A Tempestade e Uma Outra Estação? Não fazem falta? São itens menores na obra legionária? Não acredito nisso!
Para os verdadeiros fãs: o melhor da banda não está em coletâneas, mas em toda a sua discografia, do 1º ao último disco: poesia e simplicidade musical que fascinaram (e ainda fascinam) jovens e adultos em todo o Brasil.
Que tal pegar aquele seu cd ou vinil da Legião guardado na estante e ouvir agora? Mas, aqui vai uma advertência: OUÇA NO VOLUME MÁXIMO!

4 comentários:

  1. Acredito que os 'fãs novos' vão realmente conhecer o trabalho da banda e ver a sua importância, quando escutarem e sentirem cada cd como um todo, cada qual com sua individualidade. Todas essas coletanias não ajudarão em nada, até porque, para se apreciar e analisar uma banda, necessita-se conhecer cada trabalho ao seu tempo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Aldenora! Cada trabalho tem uma história, um sentido, um momento específico. Ouvir os álbuns com esse espírito é o que dá consistência à obra. Força sempre!

    ResponderExcluir
  3. Ih, se eu fosse escolher músicas para colocar num CD Perfil da Legião, poucas destas estariam entre as escolhidas. Cadê Andrea Doria?! Bom, mas a capa do álbum ficou divina! :)

    ResponderExcluir