sexta-feira, 6 de maio de 2011

Perfil da Legião: Eu comprei e me arrependi!

Aqui estou eu com o cd "Perfil" da Legião Urbana em mãos. Eu sei que falei mal desse lançamento e tudo, mas meu interesse por ele foi outro. Não resisti à vontade de ver o projeto gráfico, o encarte, algum texto inédito etc, e assim acabei comprando o disco.
O resultado: decepção total.
O verso do cd até que é interessante, com uma foto de uma paisagem que não se fala de que lugar foi tirada.

As canções são aquelas mesmas que todo mundo já conhece bem e, como eu já havia dito em outra postagem, não há ordem cronológica como em "Mais do Mesmo" e o repertório é quase o mesmo dessa 1ª coletânea.
Pelo que vi, é uma parceria da EMI e da Som Livre: a 1ª entrou com as canções e a 2ª entrou com a marca "perfil". Ambas, com certeza absoluta, devem estar lucrando horrores!
Abro o encarte e vejo a falta de criatividade: as letras estão impressas no mesmo formato como aparecem em "Mais do Mesmo". A cor do encarte é de um mal gosto extremo: não sou bom em definir cores, mas me parece marrom. Muito feio.
A mensagem (sem assinatura; seria do Dado e do Bonfá?) quer comover os fãs mais radicais e soa quase como um pedido de desculpas: "SELEÇÃO DE REPERTÓRIO: FÃS DA BANDA (As 14 músicas deste CD foram escolhidas por milhares de fãs da Legião Urbana, através do site oficial http://www.legiaourbana.com.br/, no mês de outubro de 2010. Afinal, Renato sempre dizia aos fãs, nos shows da banda: "A gente está aqui no palco, mas a verdadeira Legião Ubana são vocês".)
Por fim, algo que não entendi até agora: as letras estão repletas de reticências (...) e exclamações (!), coisa que não vemos nas letras de Renato, se observarmos os encartes. Por que isso? Agora é assim, coloca-se o que quer? Vejam em "Perfeição": 'Venha! / Meu coração está com pressa / Quando a esperança está dispersa / Só a verdade me liberta / Chega de maldade e ilusão / Venha! / O amor tem sempre a porta aberta / E vem chegando a primavera / Nosso futuro recomeça / Venha! (esse "venha!" aqui é uma ofensa à colocação do verso e à pontuação) / Que o que vem é perfeição!'.
Algumas vocalizações de Russo aparecem nas letras: 'Eu moro com meus pais / Huhuhuhu! Ouh! Ouh!"(Pais e Filhos); 'Só que nessas férias não vão viajar / Porque o filhinho do Eduardo tá de recuperação / Ah! Aham!'. Nada a ver.
Por fim, o encarte traz uma informação inacreditável: 'Colaboração especial: Marcelo Fróes e Carlos Taran'. Que colaboração especial o Fróes poderia ter feito num disco coletânea como esse?
Enfim, para os fãs legionários: passem longe do cd, não cometam o meu erro de comprar só por curiosidade. Não vale a pena! Vão por mim!

6 comentários:

  1. Eu achei a capa uma gracinha e também me interessei pelas costas do CD quando vi na loja, mas só pelo "mais do mesmo" das músicas e pela demora em lançarem um Perfil da Legião... Enfim, depois do seu comentário aqui, aí é que não compro mesmo! rs Só salvei a foto da capa e a da contra-capa e pronto, só pra ter o "registro". Pros fãs, essa coletânea infelizmente é uma piada, mas pros novos e futuros legionários... Bom proveito! Até que vale a pena! :)

    ResponderExcluir
  2. Ganhei o cd, mas enfim, é bom ter um "perfil da Legião Urbana" Mas, nunca será o meu preferido, nada é como era antes!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou pensando em fazer minha monografia sobre Tokio Hotel ,minha banda favorita,qual o seu curso? Quais suas impressões ao usar o tema banda em sua monografia? E no que foi que deu isso tudo? desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Micaelle, meu trablaho foi um sucesso, pela ousadia e pelo material que tenho. Eu fiz o curso de letras e direcionei meu trablaho para a área de literatura brasileira, que é uma paixão. Você precisa ver como vai contextualizar o tema "banda" para a sua área. Qual é sua área? Sobre oq ue você quer falar na monografia?

    ResponderExcluir
  5. Cara, eu não comprei o Cd, baixei pela internet em 5 hospedeiros diferentes, e em todos os 5 "Metal contra as Nuvens" tem 7 minutos e pouco e um corte horroroso bem no meio...A versão do Cd não é assim, é?????
    E eu também achei esse Cd muito fraco, não tendo nenhum representande dos albúns "A Tempestade" (1996) e "Uma Outra Estação" (1997)
    Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Ja escutei a coletânea "Mais do mesmo" achei muito boa, não sei talvez eu goste muito tipo uma compilado cronológico de um artista em CD físico (igual como fizeram no da Xuxa no CD 20 anos em 2006) enfim... Só uma opinião minha rs

    ResponderExcluir