terça-feira, 3 de março de 2009

A Poética Romântica de Renato Russo - "Renato Russo: o poeta místico"

5.5. Renato Russo: o poeta místico
O romântico, em vez da razão, deixa que a fé guie o seu espírito. Segundo Coutinho (1969: 6), não é o pão somente que satisfaz o romântico; idealista, aspirando a outro mundo, acredita no espírito, e na sua capacidade de reformar o mundo. O próprio Renato comentara em 1989, ao lançar o quarto álbum da Legião Urbana, “As Quatro Estações”, que a maior questão política do momento era a espiritual (FINATTI & MENDES, 1996: 71). É importante lembrarmos que esse álbum foi lançado em um momento difícil na vida de Renato, em que ele estava usando muitas drogas e havia passado por um momento delicado no ano anterior, quando uma apresentação muito esperada em Brasília terminou em pancadaria, com centenas de feridos e pessoas presas. Tudo isso fez Renato ser mais contemplativo e reflexivo, escrevendo sobre temas mais espirituais. Vindo de uma família católica, a religião e seus preceitos estavam presentes em sua vida e já apareciam desde o primeiro álbum. Em “Baader-Meinhof Blues”, ele critica uma sociedade que acha que “afinal, amar ao próximo é tão démodé”.
Porém, no já mencionado quarto álbum, Renato foi muito mais profundo na religiosidade. Em “Monte Castelo”, Renato aproveitou versos do capítulo XIII da primeira carta de São Paulo aos Coríntios e do soneto XI de Luis de Camões para compor uma belíssima canção de amor:
Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,
sem amor eu nada seria.
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja ou se envaidece.

O amor é o fogo que arde sem se ver.
É ferida que dói e não se sente.
É um contentamento descontente.
É dor que desatina sem doer.

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,
sem amor eu nada seria.

É um não querer mais que bem querer.
É solitário andar por entre a gente.
É um não contentar-se de contente.
É cuidar que se ganha em se perder.

É um estar-se preso por vontade.
É servir a quem vence, o vencedor;
É um ter com quem nos mata a lealdade.
Tão contrario a si é o mesmo amor.

Estou acordado e todos dormem
todos dormem todos dormem.
Agora vejo em parte
Mas então veremos face a face.
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade.

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,
sem amor eu nada seria.
“Pais e Filhos” é uma canção que apresenta em cada verso os mais diversos tipos de experiências e relacionamentos familiares. Nela, temos um refrão redentor:

É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã
Por que se você parar para pensar, na verdade não há.
Em “1965 (Duas Tribos)”, a canção mais política desse quarto álbum, que fala dos horrores da ditadura militar, traz em sua letra os seguintes versos:
Quando querem transformar
Esperança em maldição:
É o bem contra o mal
E você de que lado está?
Estou do lado do bem
E você de que lado está?
Estou do lado do bem
Com a luz e com os anjos.

Mas a religiosidade romântica de Renato Russo não se limitava apenas ao cristianismo. Renato era místico e bebia em várias fontes. Em “Quando o Sol Bater na Janela do teu Quarto” o cristianismo e o budismo encontram-se, criando um diálogo inter-religioso:

O sol nasce pra todos
Só não sabe quem não quer.

(...)

Tudo é dor
E toda dor vem do desejo
De não sentirmos dor.

“Se Fiquei Esperando meu Amor Passar” finaliza o álbum, idealizando o amor: “Quando se aprende a amar o mundo passa a ser seu”. Passa pelo momento da dúvida, da incerteza entre manter as aparências e viver os sentimentos em sua completude, sem mentir para si mesmo, ainda que possa ir contra as normas sociais vigentes, buscando assim a liberdade e a sinceridade no amor.

Se fiquei esperando meu amor passar
Já me basta que estava então longe de sereno
E fiquei tanto tempo duvidando de mim
Por fazer amor fazer sentido.

Começo a ficar livre
Espero. Acho que sim.
De olhos fechados não me vejo.
E você sorriu pra mim.

O final da canção termina com um trecho da liturgia católica, o Agnus Dei, pedindo perdão pela incapacidade humana de amar plenamente e implorando pela paz.

"Cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo
Tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo
Tende piedade de nós.
Cordeiros de Deus que tirai os pecados do mundo
Dai-nos a paz."

No encarte desse álbum, Renato diz que há também referências do Tao-Te-King (o livro do Caminho Perfeito), de Lao Tsé, em algumas letras.
No sétimo álbum, Renato cita a regra de ouro na canção “A Fonte”, muito comum na filosofia oriental, para depois citar a mitologia grega e a passagem deste mundo para o vale dos mortos:

Não faça com os outros o que você não quer
Que seja feito com você

(...)

Do lado do cipreste branco
À esquerda da entrada do inferno
Está a fonte do esquecimento:
Vou mais além, não bebo dessa água.
Chego ao lago da memória
Que tem água pura e fresca
E digo aos guardiões da entrada:
- Sou filho da Terra e do Céu
Dai-me de beber,
que tenho uma sede sem fim.

No nono álbum, “Uma Outra Estação”, lançamento póstumo lançado em 1997, encontramos no encarte uma letra chamada “Sagrado Coração”, que Renato compôs, mas não há registro da sua voz. Então o que temos ao ouvir a canção é tão-somente a base instrumental. Lendo a letra, percebemos o desejo de religiosidade em Renato, que tenta compreender o mundo e as atitudes das pessoas, procurando encontrar um caminho em meio ao seu desânimo, desesperança e até mesmo falta de fé. Parece-nos que ele busca encontrar um lugar idealizado. A letra faz alusão ao Sagrado Coração de Jesus, em que o povo, em orações, pede a sua proteção:

Sei que tenho um coração
Mas é difícil de explicar
De falar de bondade e gratidão
E estas coisas que ninguém gosta de falar
Falam de um lugar
Mas onde é que está?
Onde há virtude e inteligência
E as pessoas são boas e sensíveis
E que a luz no coração
É o que pode me salvar
Mas não acredito nisso
Tento, mas é só de vez em quando

Onde está este lugar?
Onde está essa luz?
Se o que vejo é tão triste
E o que fazemos tão errado?
E me disseram!
Este lugar pode estar sempre ao seu lado
E a alegria dentro de você
Porque sua vida é luz
E quando vi seus olhos
E a alegria no seu corpo
E o sorriso nos seus lábios
Eu quase acreditei
Mas é tão difícil
Por isso lhe peço, por favor
Pense em mim, ore por mim
E me diga: - este lugar distante está dentro de você
E me diga que nossa vida é luz
Diga que nossa vida é luz
Me fale do sagrado coração
Porque eu preciso de ajuda

Nenhum comentário:

Postar um comentário