quarta-feira, 1 de abril de 2009

Algumas curiosidades...


No dia em que o poeta partiu a Central Globo de jornalismo havia decidido fazer uma cobertura sobre o assunto que iria ocupar praticamente metade do Jornal Nacional. Na época, Lilian Wite Fibe achou um absurdo. Reza a lenda que Willian Bonner, para mostrar a importância do Renato Russo na música brasileira, recitou todos os versos de Faroeste Caboclo. Na verdade, o que aconteceu foi que presentes, na reuniao que decidiria o conteúdo do jornal, citaram diversas músicas de sucesso p/ convencer Lilian sobre o Renato. E Bonner, brincando, ameaçou recitar Faroeste Caboclo do início ao fim se ela quisesse, mas, diante de ameaça coletiva de demissão, ele não fez isso. A lenda é bem mais charmosa, né?

Aborto Elétrico, segundo Renato, é porque uma menina grávida apanhou com um cassetete elétrico que a polícia usava contra as pessoas na época da ditadura; a menina teria perdido abortado naquele instante. Segundo Fê Lemos explicou na Bizz de 1997, essa história é apenas uma lenda.

Renato Russo (mito) nasceu Renato Manfredini Junior às 4h de 27 de março de 1960, na Clínica Santa Lúcia, Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro. Morou comn a família em Forrest Hill, distrito de Queens, Nova York, entre os anos 1967/1969, retornando para a Rua Maraú na Ilha do Governador (RJ). Em 1973 a família Manfredini se muda p/ a SQS 303, em Brasília. Após o lançamento do 1º disco da Legiao em janeiro de 1985, Renato retorna para a casa da Ilha do Governador em agosto, morando com os avós.

O show mais trágico da Legião ocorreu em 18/06/1988 na volta da banda a Brasília - que tinha tudo para ser uma volta triunfal. Porém, o show teve um atraso inexplicável e a banda entrou no palco numa noite fria. Mas quente nos ânimos: um maluco passa pela segurança e agarra Russo pelo pescoço, após bombas e objetos caem no palco. O Renato dá um esporro no público e até nos seguranças, que batiam sem piedade nos fãs. Diante do controle da situação perdido, a banda abandona o palco antes da hora e não volta para o esperado bis. Resultado: tem-se início um "faroeste" no estádio Mané Garrincha, uma confusão. Resultado: 60 pessoas detidas, 385 atendimentos médicos e 64 ônibus depredados, o gramado do estádio foi queimado, a banda foi acusada (em especial o Renato) de incitar o público à violência.
Sobre o incidente, Renato comentou: "Eu não sei o que aconteceu em Brasilia. Mas acho que o que houve foi uma espécie de catarse coletiva, levada p/ um lado errado. As emoções das pessoas vieram à tona, foi uma coisa muito visceral. No caso da banda, a gente entrou inocentemente, a gente realmente achava que ia ser uma festa, sem pensar que seria perigoso juntar 50 mil pessoas em Brasília. A gente se esqueceu do badernaço que teve em Brasília, que foi o mais violento de todos no país. O que aconteceu foi o seguinte: perdeu-se o controle. Todos têm uma parcela de culpa. Nossa parcela foi a de ter feito o show. Acho injusto as pessoas dizerem que o que aconteceu foi porque a banda - principalmente eu - incitou a platéia. Porque, agora, é sabido que os atos de violência já estavam presentes antes mesmo de se pensar em atraso do show. Às nove e meia, horário marcado, já tinha gente tacando morteiro nas outras pessoas, gente com as pernas fraturadas, com a clavícula quebrada."
Interessante é que antes do fatídico show Dado saudou a imprensa dessa forma: "Estamos aqui nessa cidade horrível... Divirtam-se... enquanto podem." Renato Russo, na noite anterior, no hotel, andava pelos corredores procurando uma Bíblia. Bonfá, mais tarde, comentou que todos sentiam uma vibração estranha no ar.

Fontes:
- Livros "O Trovador Solitário", de Arthur Dapieve e "Renato Russo de A a Z".
- Arquivo Pessoal Legião Urbana – Paulo Avila.

2 comentários:

  1. Curto muito todas as músicas da banda Legião Urbana,a considero uma das maiores bandas dos anos 80,mas como tudo que é bom tem a mania de durar pouco,foi...,a banda,sua músicas estão por aí,musica é arte e arte é liberdade,não tem tempo nem espaço.
    LEGIÃO CONTINUA VIVA!

    ResponderExcluir