sábado, 12 de março de 2011

Minhas primeiras impressões de A TEMPESTADE (parte II)


A próxima canção, "Dezesseis", é um rock enérgico, com guitarrras pesaddas e uma bateria muito forte. é mais daquelas historinhas que o Renato sempre gostou de contar, dessa vez sobre um jovem de dezessseis anos chamado João Roberto, mais conhecido como Johnny, super gente boa, fã de Janis Joplin, do Led Zeppelin, dos Beatles e dos Roling Stones. Ele tinha um opala metálico azul e morre (ou se suicida?) num pega de carros nas ruas de Brasília, coisa típica do herói romântico, uma vez que "o que dizem é que foi tudo por causa de um coração partido / Um coração". O final ("Um coração / Bye bye Johnny / Johnny bye bye / Bye bye Johnny") vai se repetindo pelos três legionários e pelo Carlos Trilha de forma bem legal e a canção vai perdendo sua velocidade e peso, o que ganharia um 'grand finale' com a paricipação dos fãs nas apresentações ao vivo da Legião. Pena que isso não chegou a acontecer, infelizmente.

"Mil Pedaços" é a balada folk do disco. o renato canta com muita dor e pesar coisas como "Eu não me perdi / E mesmo assim você me abandonou / Você quis partir / E agora estou sozinho / Mas vou me acostumar / Com o silêncio em casa / Com um prato só na mesa". É mais uma experiência amorosa do poeta que não deu certo em sua vida e o 'ajudou' em sua depressão.
"Leila" é um rockinho básico que conta mais uma historinha, desta vez uma homenagem a uma amiga: mulher forte, independente, dona de casa, trabalhadora, mãe, solteira, pós-moderna. Pela primeira vez no disco - e acho que a única - Renato se deixa conduzir pela tranquilidade ao falar dessa mulher ("Adoro os teus cabelos / Adoro a tua voz / Adoro teu estilo / Adoro tua paz de espírito") e você percebe um leve sorrisinho de soslaio, como se Renato dissesse: "Estou bem, estou numa boa, não dê atenção ao que eu disse". Ele chega realmente a se descontrair e até diz na letra: "E você diz daquele seu jeito: - Ai, preciso de um homem / E eu digo: - Ah, Leila! Eu também / E a gente ri". Um bom-humor difícil de se encontrar no resto do disco.

Em seguida temos "1º de Julho", que já havia sido gravada pela Cássia Eller. É mais uma homenagem às mulheres, em especial à cantora já citada. É um manifesto pró-emancipação feminista, como bem mostra o refrão dessa canção acústica, que também dá um pouco de alívio ao fã que se sente incomodado com o clima soturno do álbum: "Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher / Sou minha mãe, minha filha, minha irmã, minha menina / Mas sou minha, só minha e não de quem quiser / Sou Deus, tua Deusa, meu amor." Não é uma das minhas preferidas do disco, mas ajuda a criar um crima mais 'pra cima' diante da tempestade cinza que passava pela vida de Renato e se deixava transparecer nas letras.
"Esperando por Mim" é uma das minhas favoritas. Quando eu ouvi...meu Deus, o que é isso? O REanto estava ali, frágil, reclamando de slidão e tentando dizer que família e amigos verdadeiros são as coisas mais importantes de sua vida e com quem ele pode sempre contar. É uma relexão profunda sobre os dias difíceis que passavam em sua vida, e ainda assim Renato buscava a serenidade. Ouço sempre esse disco, e essa canção é marcante já pelo início, com a bateria e o violão bem marcantes, bem típicos da Legião: "Acho que você não percebeu / Que o meu sorriso era sincero / Sou tão cínico às vezes / O tempo todo / Estou tentando me defender / Digam o que disserem / O mal do século é a solidão / Cada um de nós imerso em sua prórpia arrogância / Esperando por um pouco de atenção". No fim, com a repetição de que seu pai, sua mãe, seus verdadeiros amigos e seu filho esperam por ele, entra uma guitarra linda, emocionante, como se sublinhasse todo o sentimento do Renato. Po fim, o poeta diz: "Estamos vivendo / E o que disserem / Os nossos dias serão para sempre". Linda letra, linda música.

"Quando Você Voltar" é acústica, lenta, linda, com uma letra triste relatando mais um desentendimento amoroso: "Vai, se você precisa ir / Não quero mais brigar esta noite", com um fim confortador, embora igualmente doloroso, marcado pela perda: "Meu amor, cuidado na estrada / E quando você voltar / Tranque o portão, Feche as janelas / Apague a luz / E saiba que te amo".
E quando sentia meu coração cada vez mais apertado, a derradeira canção, "O Livro dos Dias", me derrubou de vez. Mais uma vez, devido a sequência final "Esperando por Mim"/"Quando Você Voltar"/"O Livro dos Dias", não aguentei e chorei. Era a despedida de Renato, em versos belos e sombrios. É a letra mais enigmática do poeta, em que parece discorrer sobre perda, destino, solidão, o mundo caótico, a finitude da vida. Enfim, essa se tornou a minha canção preferida não só do disco, mas de toda a obra legionária. Pena que pouca gente ouviu... O instrumental é perfeito, bem ao estilo rock inglês, com uma bateria solo inicial, entrando um teclado climático, um violão e, por fim, uma guitarra arrebatadora, como se Johnny Marr (ex-The Smiths) tivesse sido convidado a participar do disco. A letra de "O Livro dos Dias" merece ser transcrita na íntegra, de tão bela e enigmática:

Ausente o encanto antes cultivado
Percebo o mecanismo indiferente
Que teima em resgatar sem confiança
A essência do delito então sagrado
Meu coração não quer deixar
Meu corpo descansar
E teu desejo inverso é velho amigo
Já que o tenho sempre a meu lado
Hoje então aceitas pelo nome
O que perfeito entregas mas é tarde
Só daria certo aos dois que tentam
Se ainda embriagado pela fome
Exatos teu perdão e tua idade
O indulto a ti tomasse como bênção
Não esconda tristeza de mim
Todos se afastam quando o mundo está errado
Quando o que temos é um catálogo de erros
Quando precisamos de carinho
Força e cuidado
Este é o livro das flores
Este é o livro do destino
Este é o livro de nossos dias
Este é o dia de nossos amores

E tudo sendo cantada com uma voz triste que vem lá do fundo, como se ele abrisse o seu coração e expusesse os seus demônios.
E assim foi minha primeira audição desse álbum tão belo e triste, um dos meus preferidos da banda. Gostaria que as pessoas também comentassem o que acham desse disco.

Interessante é que o lema da banda (Urbana Legio Omnia Vincit) e a frase "Força sempre" não aparecem no disco. Alguns mórbidos dizem que esse é o único disco em que o lema e a frase não aparecem. Mentira: Não há também em "As Quatro Estações" e em "V", podem procurar! No encarte do Lp "Legião Urbana" (o 1º disco), temos o lema, mas não temos a frase "força sempre". O mesmo acontece com o cd relançado agora em digipack. O cd remasterizado em 1995 não aparece nem o lema e nem a frase. Em "Que País é Este", em "Música p/ Acampamentos" e em "O Descobrimento do Brasil" só temos o lema, nada de "força sempre".

Enfim, são apenas pequenos detalhes para os fãs mais curiosos. Inclusive vi gente dizendo-se muito fã aparecendo em programas na TV só para abrir a boca e dizer que só "A Tempestade" não tinha "força sempre" e nem o lema. Um erro e uma falta de informação (ou melhor, de atenção, pois é só olhar os encartes) que não podemos cometer assim.


Ouçam "A Tempestade" e percebam a força das letras e dos instrumentais, embora a voz do poeta demostre sinais de cansaço (detalhe: o que ouvimos é uma espécie de rasunho, pois Russo gravou apenas as vozes-guia e resolveu não voltar ao estúdio para gravar as vozes definitivas. Isso cria ainda mais um clima de despedida de Renato e, ao mesmo tempo, o álbum ganha o título de clássico, pois é o último canto do poeta. Vale a pena ainda conferir "A Tempestade" finalmente em Lp duplo, lançado nesse formato em 2010, assim como toda a obra relançada em Lp e em cd digipack.

Força sempre.


Abaixo, vídeo do youtube com comerciais de alguns álbuns e shows da Legião. Entre eles, vale a pena conferir a propaganda de "A Tempestade".


4 comentários:

  1. olá adorei seu blog amo legião
    o meu tbm é da legião urbana
    ja estou te seguindo passa no meu depois tbm e deixa sua mensagem lá para o Renato Russso de 51anos
    tenha uma boa noite
    :) força sempre

    http://andryelle.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ok, Adriele, vou passar no seu blog sim! Força sempre!

    ResponderExcluir
  3. olha tem q adiciona um gadget
    dai postar o código dentro do gadget
    o código esse seria o da rádio q ta no meu blog
    o rádio é do fã clube da legião
    por aqui não tem como passar o codigo
    se voce quizer pode add no msn q passo

    andycomandy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. "A Tempestade" é o álbum da Legião com o qual tenho uma ligação afetiva mais forte, simplesmente porque foi o primeiro álbum de estúdio da banda que chegou até mim. E por mais que eu ouça mais frequentemente os 4 primeiros álbuns da banda, este é indiscutivelmente meu favorito.

    ResponderExcluir