segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Legião Urbana no Rock in Rio 2011

O dia extra do Rock in Rio (29/09/2011) teve a participação da Legião Urbana (Dado e Bonfá) com a Orquestra Sinfônica Brasileira, além de participações especiais (Dinho Ouro-Preto, Pitty, Paralamas, Tony Platão e Rogério Flausino).
Quase comprei o ingresso para esse dia, mas acabei desistindo de última hora e vi no dia os melhores momentos e, no dia seguinte, o show completo já podia ser visto no youtube.
O que eu achei? O show emocionou, sem dúvida alguma. Repertório de clássicos, todo mundo cantando junto, Dado e Bonfá com a competência de sempre, mas...
Não dá pra cantar Legião sem ser o Renato Russo... Infelizmente. Valeu a boa intenção, mas só Renato mesmo poderia cantar " 'Índios' " com aquela métrica sem métrica; Dinho cantando "Pais e Filhos" foi uma das coisas mais constrangedoras. Flausino canta bem, mas a dificuldade para cantar Legião é visível. Aquele timbre grave, aquelas letras declamadas, muitas vezes sem rima, sem métrica e sem refrão, só dava certo mesmo com o nosso poeta. Tentar cantar Legião não é para qualquer um.
Apesar de tudo, acho que valeu. Foi bonito ver a Orquestra Sinfônica acompanhando as canções legionárias e dando uma roupagem especial às melodias.
E serviu também para mostrar o valor instrumental da banda: uma orquestra, com músicos que estudaram música clássica a vida inteira, não executariam canções legionárias se não admirassem a importância dessas canções para a música e a cultura brasileiras.
E você, legionário, foi ao show? Tendo ido ou não, faça o seu comentário: Foi bom? Foi ruim? Comente!
Ao que tudo indica, esse show poderá virar um DVD. Espero que tenha extras com bastidores, ensaios e entrevistas interessantes. E o DVD do show do Metropolitan (Rio - 1994) até agora nada... Uma pena!
Para quem não viu ainda, na íntegra, o show do Rock in Rio ou quiser ver de novo, aí está o vídeo do youtube:




Um comentário:

  1. Saudações colega legionário!!
    Obrigado por este post!

    Cordial abraço e muita paz! Ou como dizia nosso poeta: Força sempre!

    =D

    ResponderExcluir