quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Como se mede o amor à Legião Urbana?


Na verdade, Legião Urbana é uma paixão para um legionário, que marcou a sua vida em algum momento inesquecível, seja na adolescência, na fase adulta mesmo, num amor perdido ou conquistado, em alguma fase rebelde, num momento de reflexão...

Para mim, a Legião Urbana chegou logo depois do falecimento do meu pai, que foi uma dor muito grande. E assim Legião Urbana entrou em minha vida dizendo tudo aquilo que eu estava sentindo, mas não sabia como me expressar. Esta era a magia da banda, que conquistou tantos fãs em todo o Brasil e até em alguns países da América Latina: falar de coisas que um jovem vive, pensa e sente.

Mas como se mede o amor que um legionário sente pela Legião?

Eu não sei... Mas posso falar por mim.


Fascinado pela banda, comecei a comprar tudo sobre a banda: os vinis (que foram lançados nesse formato até O DESCOBRIMENTO DO BRASIL); depois comprei a caixa Por Enquanto, com os seis primeiros cds de estúdio remasterizados em Londres; comprei todos os cds de estúdio e ao vivo que foram lançados depois, sem falar nos cds da carreira-solo dos legionários, especialmente do Renato Russo; passei a colecionar tudo o que foi publicado na imprensa escrita e coloquei em pastas-catálogo (acho que tenho hoje cerca de seis páginas abarrotadas de matérias e entrevistas de jornais, revistas e Internet); tenho cerca de uma dúzia de camisas da Legião e Renato Russo; consegui – comprando e trocando – várias gravações raras (áudio e vídeo) ao vivo da banda...


Ah! E não poderia me esquecer de dizer: fui ao show O DESCOBRIMENTO DO BRASIL em 09/10/1994, no Rio de Janeiro, no antigo Metropolitan, que foi inesquecível, mas isso é assunto para outro dia. Mas posso adiantar que ver no palco DADO/RENATO/BONFÁ e sentir toda aquela energia por mais de duas horas foi uma experiência inexplicável. Quem foi a algum show da banda sabe do que estou dizendo.

Enfim, esse é o meu amor pela Legião Urbana; algumas pessoas já falaram que é exagero, que eu sou fanático e tal... Falem o que quiserem. As canções fazem parte da minha vida desde a adolescência até o dia de hoje, marcaram a minha existência e sempre há um verso, uma canção que me marcou em algum momento. Poucas bandas conseguem essa identificação com o seu público.

Enfim, cada legionário tem a sua história de amor com a Legião Urbana.

Um comentário:

  1. Amor é para sentir...não há como medir o amor, simplesmente amamos! Durante a adolescência o Renato foi meu psicólogo...e acho que ele continua sendo...*rs*...só ele me entende do "início ao fim".

    ResponderExcluir