sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Perfeição


Em 1992, para matar a minha sede de Legião (eu só esperava que saísse algo da Legião em 1993), foi lançado MÚSICA P/ ACAMPAMENTOS, um álbum duplo com gravações ao vivo em diversas épocas, bem interessante. Havia ainda uma inédita: A Canção do Senhor da Guerra, em versão eletrônica – prefiro ainda as versões acústica e punk.

Mas a grande alegria mesmo foi esperar pelo O DESCOBRIMENTO DO BRASIL. E a música de trabalho chegou em outubro de 1993. estava em casa e um colega comentou que tinha ouvido a nova música da Legião nas rádios. Segundo ele, só o final era legal: o começo praticamente Renato não cantava, só falava. Fiquei curioso e (como sempre) ansioso; lá fui eu sintonizar ora a Rádio Transamérica ora a Rádio Cidade para ver qual das duas passava primeiro a nova canção legionária.

Não lembro qual das duas me deu esse privilégio, mas finalmente ouvi a canção: um protesto como não se ouvia desde Que Pais é Este: Perfeição, com uma letra forte, contundente e irônica, desmascarando todos os problemas que fazem o povo e o seu país serem piores.
O ritmo? Um rock com guitarras fortes, distorcidas, uma bateria e um rhythm track bem ritmados, meio samba-rock. Os vocais de Renato (que também tocou baixo e teclados nessa música) são declamados, com revolta, amargurados, lembra quase um rapp (mas não é). A listagem de mazelas e de atrocidades era enorme: assassinatos, estupros, preconceitos, queimadas, mentiras, seqüestros, hipocrisias, roubos, fome, violência... E quando se acha que não haverá mais futuro, a canção se abre à maior de todas as virtudes, capaz de salvar a Humanidade perdida em meio ao caos: o AMOR.

Venha, meu coração está com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão.


Venha, o amor tem sempre a porta aberta
E vem chegando a primavera -
Nosso futuro recomeça:
Venha, que o que vem é perfeição.


Uma canção perfeita. Só um fã de verdade ou alguém que tenha consciência crítica poderia entender a mensagem dessa letra. Passei a ligar o rádio todos os dias para ouvir e tentar decorar a letra-manifesto (mais uma vez, um hit-single sem refrão e sem rimas fáceis).

Assim, começou mais uma grande espera em minha vida de legionário: o novo disco da Legião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário