quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Mensagens e antíteses em "Há Tempos"


Uma das grandes canções da Legião Urbana é Há Tempos. O Renato estava muito inspirado nesta época, assim como toda a banda.

Segundo ele, a letra foi composta em três meses. Era um período em que Renato estava sem inspiração para compor; por isso o disco AS QUATRO ESTAÇÕES demorou literalmente quatro estações para ser concebido e lançado.

E Renato conseguiu compor uma obra-prima, que fala do espiritual e dos problemas pessoais e sociais que o afligiam.

A parte da canção que mais me chama a atenção e de que mais gosto é:

Meu amor, disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem.

É importante perceber que Renato colocou palavras que, aparentemente, são opostas. Na verdade, em “disciplina é liberdade” o Renato estava falando de autodisciplina, não de disciplinar o outro. Ele mesmo comentou numa entrevista para a revista Bizz em 1990, quando perguntado sobre esse verso: "É claro que não é fascista! Eu estou falando de autodisciplina". Acredito que, se você tem uma autodisciplina, você vai aprender a respeitar o outro, a conviver com o outro, a cuidar do meio ambiente, a saber que existem limites e nem tudo lhe é permitido fazer. Se os políticos, por exemplo, tivessem uma autodisciplina, com certeza venceriam a tentação de roubar o dinheiro público e fomentar a corrupção.

O mesmo acontece com o verso “Compaixão é fortaleza”: aparentemente, quem tem compaixão pelos outros, em nossa sociedade, é considerada uma pessoa fraca, uma vez que é cada um por si; a lei do mais forte predomina à nossa volta e muitas vezes temos que nosa adequar a esse estilo de vida individualista. Renato já pensa diferente: ter compaixão torna uma pessoa forte, virtuosa, espiritual.

“Ter bondade é ter coragem” segue a mesma idéia anterior. Bondade é para os corajosos, para aqueles que não pensam somente em si e lutam por uma sociedade mais justa e igualitária.

Por tudo isso, Há Tempos é uma canção melancólica, forte, bela, com uma mensagem importante para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário