quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

AS Quatro Estações: Doutrinação Legionária


No dia 15/06/1990 minha mãe foi ao banco receber a sua pensão (meu pai havia falecido em 19/12/1989) e eu, é claro, fui com ela.

Quando voltávamos, entramos na loja Ultralar (hoje em dia já falida), no Méier. Fui à seção de discos (na época não existia CD, só fitas k7 e discos de vinil) e encontrei finalmente AS QUATRO ESTAÇÕES. A capa me encantou pela simplicidade. Dado, Renato e Bonfá tinham um semblante sereno na capa.

“Então esse é o cara que fez todas essas letras, né?”, pensei ao olhar para o Renato, certo de que aquele era o vocalista e o letrista da banda. Simpatizei de cara com ele.

Quando vi o Dado usando um brinco, não sei por que, tive vontade de colocar um também, numa época em que não era comum ver pessoas “normais” usarem. Dito e feito: no ano seguinte (1991), eu, então com 14 anos, peguei coragem e entrei numa loja para furar minha orelha, para assombro dos vizinhos e dos colegas de escola.

Mas voltando ao disco... Cheguei em casa afoito para ouvi-lo, mas o toca-discos da minha casa estava com problemas, então fui a casa da vizinha pedir se eu poderia ouvir lá. Sem problemas.

Foi emocionante ouvir AS QUATRO ESTAÇÕES pela primeira vez. Algo como uma revelação divina. Cada canção, cada acorde, cada letra, tudo era novidade para mim. Sem falar que aquele era o primeiro disco que eu ganhei na vida. Digo disco de rock, pois na infância já havia ganho discos do Trem da alegria, Balão Mágico e outras coisas irrelevantes de criança.

Depois sofri para ouvir o disco de novo. Tive que arrumar o meu toca-discos (na verdade, foi só trocar a agulha) para conseguir ouvir de novo.

E cada vez que eu ouvia esse disco sentia sempre uma nova emoção. E não conseguia mais parar de ouvir. Chegava da escola e colocava o disco para tocar. Mais de uma vez por dia. Todo dia. Todo dia.

Quando fui ver (quase sem querer?), havia me tornado um Legionário.

Um legionário de coração e alma!

Um comentário:

  1. Minha "doutrinação" foi através de uma fita K7 de "Mais do Mesmo". Apesar de ser um álbum muito criticado pelos legionários (por ser considerado um "caça-níquel"), foi através dele que conheci a obra da Legião e tornei-me fã! Comecei com "Mais do Mesmo" e hoje tenho toda a coleção.

    ResponderExcluir