sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

B-sides da Legião Urbana

É claro que os clássicos da Legião Urbana são inesquecíveis e marcaram várias gerações de fãs em todo o Brasil. Isso não se discute.

Mas, não sei por que, eu prefiro os chamados b-sides (lados b) da obra legionária. B-sides, para quem não sabe, são as canções mais obscuras de uma banda, que entram num disco mas não fazem sucesso.

Todo mundo conhece os clássicos, até quem não é legionário ou rockeiro conhece. Eu mesmo conheço pagodeiros e funkeiros que adoram canções como Pais e Filhos, Faroeste Caboclo, Eduardo e Mônica, Monte Castelo, Tempo Perdido entre outras.

E essas canções, ainda por cima, tocam tanto nas rádios que fazem muita gente dizer: "Já enjoei de tanto ouvir. Chega!"

É claro que isso não acontece comigo, continuo ouvindo os grandes sucessos como se fossem a primeira vez (ok, eu confesso: às vezes pulo, nos cds, faixas como Eduardo e Mônica e Ainda é cedo – mas é só de vez em quando!). Ainda mais porque clássicos e chuvas de verão são coisas completamente diferentes. Quem já ouviu NX Zero e outras bandas desse estilo sabe bem do que estou falando.

O legal mesmo é ouvir aquelas canções que quase ninguém conhece.

Ouvir uma canção como Clarisse, por exemplo, não é pra qualquer um, só pra fã mesmo: E Clarisse está trancada no banheiro / E faz marcas no seu corpo com seu pequeno canivete / Deitada no canto, seus tornozelos sangram / E a dor é menor do que parece / Quando ela se corta ela se esquece / Que é impossível ter da vida calma e força / Viver em dor, o que ninguém entende / Tentar ser forte a todo e cada amanhecer.

Natália, um rock pesado com uma letra depressiva, mostrava bem o estado emocional do Renato em 1996 (ano de sua partida): Vamos falar de pesticidas / E de tragédias radioativas / De doenças incuráveis / Vamos falar de sua vida / Preste atenção ao que eles dizem / Ter esperança é hipocrisia / A felicidade é uma mentira / E a mentira é salvação / Beba desse sangue imundo / E você conseguirá dinheiro / E quando o circo pega fogo / Somos os animais na jaula / Mas você só quer algodão-doce / Não confunda ética com éter / Quando penso em você eu tenho febre.

A Fonte é uma das minhas canções preferidas: um rock que alterna vocais suaves e agressivos (com direito a discurso de Renato em megafone) mostrando as mazelas sociais: O que há de errado comigo? / Não consigo encontrar abrigo / Meu país é campo inimigo / E você finge que vê, mas não vê. Mais à frente ele cita a mitologia para mostrar a passagem desse mundo para o vale dos mortos, segundo a mitologia grega: Do lado do cipreste branco / À esquerda da entrada do inferno / Está a fonte do esquecimento / Vou mais além, não bebo dessa água / Chego ao lago da memória / Que tem água pura e fresca / E digo aos guardiões da entrada / "Sou filho da Terra e do Céu".

O Livro dos Dias é a canção mais melancólica e enigmática da Legião, é a de que eu mais gosto, com certeza. A guitarra de Dado cria um clima deprê em sintonia com os teclados angustiantes de Carlos Trilha (músico contratado) e com uma bateria marcante de Bonfá. Os primeiros versos são de uma beleza obscura: Ausente o encanto antes cultivado / Percebo o mecanismo indiferente / Que teima em resgatar sem confiança / A essência do delito então sagrado / Meu coração não quer deixar / Meu corpo descansar / E teu desejo inverso é velho amigo / Já que o tenho sempre a meu lado.

E por aí vai: O Descobrimento do Brasil, Os Barcos, Perdidos no Espaço, Teorema, Plantas Embaixo do Aquário, Acrilic on Canvas, Mauricio, A Montanha Mágica, L’Age D’Or, Metal Contra as Nuvens, Uma Outra Estação, A Tempestade, La Maison Dieu, L’Avventura, Esperando por Mim, Longe do Meu lado etc etc etc...

Faça também a sua lista preferida de b-sides.

6 comentários:

  1. Eu também prefiro os chamados "Lado B"!!! Sempre que programo o aparelho de som, pulo os principais sucesso...não que eu não goste, adoro! Acho que é pelo simples fato das músicas de trabalho serem executadas exaustivamente, até hoje. Amo músicas como: Clarisse, O livro dos dias, A tempestade, Os barcos, Mil pedaços, Se fiquei esperando meu amor passar, Uma outra estação,etc.

    ResponderExcluir
  2. Tudo sobre a Legião Urbana

    história | fotos | linha do tempo | notícias | curiosidades | músicas | Vídeos | donwloud

    visite www.forcasempre.com.br
    __________________
    ainda somos a Legião!

    participe de nossa comunidade FORÇA SEMPRE http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=54033784

    ResponderExcluir
  3. esse bloge é uma porcaria!!!!!!vai te fuder!!!

    ResponderExcluir
  4. eu queria era figura de linguagem na musica pais e filho, mas essa buceta não tem nada!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. pow fera não enganar não .... tehno urbana legio omnia vincit tatuado para nunca mais sair de mim...
    sou fã assim igual a vc gostei muito doque escreveu..

    o meu b-sides é por aew tbm vamos lá...
    Os barcos
    Clarisse
    Leila,
    La mansion dieu
    Esperando por mim
    La' Aventura
    Mauricio
    Natalia
    O Reggae
    Perdidos no espaço
    Plantas embaixo do aquario
    A dança
    Central do Brasil
    Acrilic On Canvas
    Metropole
    e meus dois b-sides preferidos
    1965 duas tribos e Eu era um Lobisomem Juvenil...

    mais em geral minhas músicas preferidas da Legião são Quase sem querer e Vamos Fazer um Filme !!
    (vc deve ter orkut me procura e leia o meu perfil..(guig0u generatio))

    ResponderExcluir
  6. legiao é legiao em qualquer hr, estado de alma e tudo mais.Se esta triste ouve um sonzinho e tudo esta feito, se esta desiludido por causa de namoro, ouve ´´ barcos´´ e preste atenção na letra....Legiao é isso, som para todas as horas...abracos, legiao sempre.....

    ResponderExcluir