terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Meu primeiro encontro com a Legião Urbana


Lembro como se fosse ontem...

Eu tinha 13 anos na época (isso há mais de 18 anos), estava em minha casa (morava em Marechal Hermes, subúrbio do Rio de Janeiro) e, de repente, o rádio do meu vizinho toca uma canção que me chama a atenção. Bela melodia, letra interessante, voz grave, forte.

“Quem será?”, pensei. Eu não ligava muito para música, preferia ver e jogar futebol. Liguei o meu aparelho de som e fiquei esperando. Logo já havia escutado a canção várias vezes, ora na rádio Cidade ora na Transamérica. Essa canção ficava sempre em 1º lugar nas programações. Fiquei viciado e passei a ligar o som todos os dias para ouvi-la.

O nome da canção? Logo fiquei sabendo: era “Pais e Filhos”, do álbum “As Quatro Estações”, lançado no final de 1989 (estávamos, nessa época, no início de 1990).

Depois as rádios passaram a mostrar outras canções, como “Monte Castelo” e “Meninos e Meninas”.

Aos poucos, fui ficando interessado pela banda. Logo veio a idéia: vou comprar esse disco!

E fui correndo pedir à minha mãe “As Quatro Estações” de presente.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog Paulinho, ficou show! Meu primeiro "encontro" com a Legião foi em 1999 aos 15 anos...inesquecível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lennon Duques de Barros, Vitória-ES, 08 de Janeiro de 2013

      Conheci a Legião Urbana em 2003(um pouco tarde) tinha 21 anos. Quando Renato Russo morreu, eu tinha 14 anos, mas eu era evangélico e meus pais não gostavam de Rock. Mas foi em 2003(também me lembro como se fosse hoje) que conheci a banda. Havia chegado da faculdade, estudava de manhã e almoçando e trocando de canal, até que parei na Band. Estava passando um especial sobre Legião Urbana. Aquele cara barbudo de óculos com uma voz extremamente forte, chamou a minha atenção para sempre. No exato momento que parei no canal, Renato estava cantando Pais e Filhos. Foi batata! Aquilo que eu estava ouvindo era especial. Era espiritual. Na verdade eu sabia que existia uma banda chamada Legião Urbana, mas nunca havia parado pra ouvir. No outro dia, tive a sorte de descobrir que um cara que trabalhava na empresa onde eu estagiava era um fã louco da Legião. Logo ele me explicou sobre a banda, me lembrou que Renato Russo morreu em outubro de 1996, mas que mesmo assim, Legião era a melhor banda de Rock de todos os tempos. Esse cara me emprestou o CD Legião Urbana Acústico MTV. Ouvi, depois assisti o DVD, comprei o CD Duplo As Quatro Estações e de lá pra cá (esse ano faz 10 anos) eu conheço muita coisa sobre a Legião Urbana e Renato Russo se transformou em um grande amigo, aquele irmão mais velho que eu na condição de filho primogênito, nunca tive. Tenho todas (REPITO, TODAS) as músicas da Legião no meu celular e escuto as músicas religiosamente todos os dias. As músicas Eu sei, Há tempos, Tempo Perdido, Teatro dos Vampiros, Metal Contra As Nuvens, Clarisse, Daniel na Cova dos Leões, Meninos e Meninas, Quase sem Querer e o Mundo Anda Tão Complicado na minha opinião, são as músicas TOP 10 da Legião. Renato, Dado e Bonfá estará eternamente em meu coração, me acompanhando até o fim da minha existência. Legião Urbana PARA SEMPRE TUDO VENCE!

      Excluir