quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Músicos limitados?


Quando se fala em Legião Urbana, muitas pessoas logo dizem: “As letras da banda são muito boas e inteligentes, porém o instrumental... acho muito fraco”.

Claro que cada um tem a sua opinião, mas não concordo com isso. A força da Legião está no conjunto, no talento de cada membro. Claro que as letras do poeta são fantásticas e chamam a atenção de quem tem um mínimo de sensibilidade. Mas não é bem assim que uma grande banda ganha respeito de mídia e público.


Além das ótimas letras do líder Renato Russo (sobre temas diversos como amor, amizade, espiritualidade, sociedade, política entre outros que nos levam à reflexão e ao questionamento) e da sua contribuição no instrumental (violão, teclados etc), deve-se valorizar os outros legionários que compunham a banda: Dado Villa-Lobos (guitarras, violão, bandolim, cítara etc), Marcelo Bonfá (bateria, percussão etc) e Renato Rocha (baixo nos três primeiros discos).

Mas continuarão falando: “São músicos limitados!”

Mas por isso a música é ruim? Para ser boa, é preciso que tenha vinte acordes, arranjos difíceis e os músicos devem ter estudado durante séculos?


Renato disse certa vez que o bom do rock era que não se aprendia na escola. Ele estava certo.

Então, será que o mais importante não deveria ser a emoção que a música nos proporciona, que não se limita ao fato de uma música ter três, quatro ou trinta acordes?

Além do mais, Renato / Dado / Bonfá criaram canções originais, maravilhosas, e muitas delas já duram há mais de 20 anos. Não é todo mundo que consegue isso. Sem falar que muita gente que se diz tocar melhor que eles estão por aí fazendo covers, simplesmente imitando outros músicos. Se a Legião é ruim, por que então eles copiam suas músicas, por que não criam nada de novo, não mostram a sua criatividade? E daí que a canção Que País é Este tem apenas três acordes? Pelo menos foram eles que compuseram.



Músicos limitados? Não acredito. Cada um tem o seu estilo, o seu jeito de tocar e até as suas influências (que não pode ser confundido com imitação).

Quem conhece toda a obra legionária sabe do que estou falando.

5 comentários:

  1. Não posso opinar sobre a parte instrumental, infelizmente não entendo nada. É o conjunto da obra que me atrai.

    ResponderExcluir
  2. também não entendo nada! Mas o que quero dizer é que, embora muitos digam que o isntrumental é simples (e é mesmo, visto que eles êm influências punk), iso não faz com que se diga que eles sejam maus músicos ou que as canções sejam ruins.

    ResponderExcluir
  3. Bonfá tocou teclado no "Dois"...e um primo dele me disse que tbm toca baixo

    ResponderExcluir
  4. bonfá é o melhor baterista de rock do brasil a virada no final de meninos e meninas é a melhor do mundo

    ResponderExcluir