terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O clipe de "Perfeição"


Num dia de novembro de 1993 (ou era setembro?), enquanto eu aguardava ansioso pelo lançamento do disco novo, o Fantástico apresentou o clipe da nova canção da Legião Urbana. Foi uma grata surpresa!

O clipe é um contraponto à letra: a banda está num lugar florido, belíssimo. Renato veste uma roupa preta no início e parece, ao lado de Dado e Bonfá, querer ver a sorte do Brasil. A letra mostra um país caótico, sem esperanças.


Logo em seguida, Renato canta vestido com uma bata branca. Dado toca guitarra e passeia com ela pelo campo. Bonfá toca um bumbo com um olhar sereno. Pétalas de flores voam por toda parte. Em certo momento, Renato, sentado debaixo de uma árvore, lê a Bíblia. Uma jovem camponesa passeia pelo ambiente campestre.

No fim, na parte esperançosa, Renato canta com emoção e dança por entre as flores. A jovem camponesa corre. Dado anda a cavalo.

Novamente Renato e os companheiros fazem uma previsão do Brasil.

Um clipe perfeito, digno da maior banda do Brasil.

Os fãs já conhecem, mas quem ainda não viu vale a pena conferir no YouTube:


9 comentários:

  1. Encontrei esta "PERFEIÇÃO" de blog-homenagem pesquisando o que seria aquela mesa, mapa, que aparece no início e no fim do clip. Estou grato por ter encontrado a resposta. Parabéns pela iniciativa! Renato pode não ser eterno fisicamente, e sem querer polemizar, nem mesmo espiritualmente na acepção mais usada da palavra. Mas uma coisa é certa:Sua obra influenciou de forma determinante a nossa geração, continua a influenciar as gerações que nos suscedem, e sem dúvida alguma continuará a fazer isto. Por isso entendo Renato eterno pelo que nos deixou. Na minha modesta opinião o maior poeta e filósofo que conheci em vida. Viva Renato! E muito obrigado Paulo Avila por ser um legionário que faz! Que você possa servir de inspiração para outros legionários exporem cada um a seu próprio modo, o seu amor pela legião e por nosso inesquecível Renato!

    Francenildo - Bayeux - Paraíba
    E-mail: nildodafederal@oi.com.br

    ResponderExcluir
  2. Renato Russo é, sem dúvida, o exemplo de vivência e superação. Em cada uma das suas músicas existe um tom de questionamentos e descobertas sobre a arte viva, esculpida e escondida no coração de cada ser humano,o amor.
    Ele é o poeta da solidão, mas que sempre liberta nas palavras sua alma.
    Viva a Legião Urbana!

    ResponderExcluir
  3. Perfeição parece até ter duplo sentido nesse clipe: o nome da música e a perfeição que existe na música.

    ResponderExcluir
  4. Muito Boa sua análise do clipe Perfeição

    ResponderExcluir
  5. Oi, achei o local que foi feito o clipe muito bonito, gostaria de saber onde fica para poder quem sabe visitar um dia e poder fazer uma oração, ficaria muito grato, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o local onde o clipe foi gravado fica localizado no município de domingos martins em pedra azul ES

      Excluir
    2. Nos arredores de marica

      Excluir
  6. O clipe foi feito aqui em Maricá, Pedra de Inoã.

    ResponderExcluir