quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O Descobrimento do Brasil


No dia 15/12/1993 finalmente ganhei o tão esperado disco novo: O DESCOBRIMENTO DO BRASIL. Eu fui fazer uma prova de ... Biologia, se não me engano. Eu estava no 1º ano do ensino médio, e já tinha visto uma entrevista numa rádio em que Renato Russo garantia que o disco novo já se encontrava nas lojas. Ok, nesse eu podia confiar sem problemas.

Quando cheguei da escola, lá estava o disco. Foi uma ansiedade enorme, pois eu já sabia que a minha mãe iria comprar o disco pra mim naquele dia. Tirei o embrulho e vi a capa do LP. Adorei: a banda estava num lugar florido, parecido com o do clipe. Renato segurando um ramalhete de flores, estava com uma veste preta, como a de um cavaleiro das histórias medievais; Dado, sentado numa pedra, empunhava um bandolim vestido de caçador; Bonfá, sentado no chão, era um camponês. Uma capa bem interessante, pois dava um tom esperançoso ao disco.

Ouvi o disco e não parei mais. Até hoje eu o considero o melhor álbum da carreira da banda, sem dúvida nenhuma.

A poesia de Renato era a melhor até então – uma fase limpa, sem drogas e álcool, que ficaram evidentes nas letras (em especial Vinte e Nove, Um Dia Perfeito e Só Por Hoje). A situação do país também estava exposta no disco: A Fonte, Perfeição e Os anjos.

O título do disco chamou muito a minha atenção. Na verdade, a idéia do disco é mesmo esperançosa: mostrar que o Brasil não é apenas as coisas horríveis que lemos e vemos na mídia. É a descoberta de um outro Brasil: mostrar que é possível construir um país melhor, com pessoas íntegras, honestas, com valores. Por isso o disco fala muito de bondade, amor, simplicidade, amizade, espiritualidade... Ou como mesmo disse Renato, "dessas coisas que todo mundo diz que é brega".O disco é um contraponto ao anterior, V, que, segundo Renato, era o disco da lama (devido à crise do governo Collor), "agora a gente quer mostrar que esse país não é só de corruptos", declarou ele quando do lançamento do disco em 1993.

Desse disco saiu a última turnê da Legião Urbana e poucas cidades seriam visitadas. E eu pensei: se eles vierem ao Rio de Janeiro, eu não perderei por nada nesse mundo!!!!

Dito e feito: em 1994, após ao início da turnê, finalmente foram agendados os tão esperados shows no Rio, depois de quatro anos da turnê de AS QUATRO ESTAÇÕES.

Naquele ano, percebi que meu sonho de ver a minha banda favorita iria se tornar realidade...

2 comentários:

  1. Saudações Paulo Ávila,
    tbm sou um amante do trabalho da Legião Urbana, e o "Descobrimento do Brasil" é meu disco favorito, sobretudo por mostrar a fase boa do Renato. Gostei do seu blog!

    Tenho um tosco blog onde na seção "ouça no volume máximo" faço um breve resumo dos álbuns da banda (somente texto e meus desenhos, nada de arquivos de áudio para download), se quiser dar uma olhada o link direto é:

    http://miltonkennedy.blogspot.com/search/label/Existem%20Can%C3%A7%C3%B5es...

    ResponderExcluir
  2. Que bom que O Descobrimento do Brasil também é o seu álbum preferido, Milton! Obrigado pelo comentário. Entrei no seu blog, bem interessante! Nossas ideias sobre esse disco se completam e dialogam! Força sempre!

    ResponderExcluir