terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Quem era Renato Russo?


Muito se fala a respeito de Renato Russo... Uns o consideravam um anjo (torto?), outros um demônio.

A mídia (e também muitos fãs) já o chamou de poeta, louco, depressivo, inteligente, alcoólatra, homossexual, promíscuo, dependente químico, revoltado, rebelde, profeta, sensível... Terno e agressivo, oscilando momentos de alegria e tristeza, Renato foi um ícone para várias gerações.

Mas de uma coisa podemos ter certeza: ele era um cara comum e ao mesmo tempo complexo. Sua vida foi um livro (ops, um disco) aberto, em que ele se expunha corajosamente nas letras e nas entrevistas sem medo das críticas. Foi muitas vezes polêmico e chegou a assumir publicamente a homossexualidade, mesmo numa sociedade machista e preconceituosa como a nossa. Interessante é perceber que mesmo os fãs mais jovens, com preconceitos já enraizados, mantiveram o respeito pelo seu ídolo.


Não era um cara de ir ao Faustão ou outros programas de auditório e participar de quadros como “Minha Vida” ou coisa parecida. Era reservado, tinha momentos em que não estava para ninguém, nem para os fãs, e preferia ficar sozinho.

Mas as pessoas sempre se atentam ao lado “mórbido’ do Renato: cheio de problemas, depressivo, agressivo, até mesmo arrogante... Mas é porque ele não queria ser e passar apenas uma imagem mitificada, ele era de carne e osso, cheio de defeitos.

Ele era também sincero, bondoso, sensível, amigo, brincalhão, generoso, íntegro, responsável... Ele era assim. Na verdade, todos nós somos assim: temos qualidades e defeitos. O que acontece é que os programas de auditório querem endeusar os cantores populares (Daniel, Leonardo e esses grupinhos de pagode) como se nunca tivessem cometido um pecado na vida. Falta humanidade e legitimidade em 99% dos artistas pop.

Com o Renato eu aprendi que cada ser humano é único, é insubstituível e deve ser respeitado em sua essência. Até hoje minha admiração pelas suas mensagens em suas letras, pela sua forma de ver o mundo e pela sua coragem de se expor continua a mesma.

Ele foi um amigo distante que me ensinou muito a ser eu mesmo, sem medo das críticas. Como cantou ele numa de suas últimas canções escritas: “Não me digam como devo ser / Gosto do jeito que sou / Quem insiste em julgar os outros / Sempre tem alguma coisa pra esconder” (Uma Outra Estação).

Concordo com ele.

3 comentários:

  1. mto bom ele sempre vai ser o melhor.

    ResponderExcluir
  2. renato e uma cara ,que estar ajudando ..outros jovens a sair da visão estaguinada....tenho a plena certesa....que onde ele estiver..ele estará auxiliando seu fans.....

    a facil julgar,dificil viver e sentir o que o outro senti...aline nascimento..de porto velho rondônia.....

    ResponderExcluir
  3. Não existe nenhum ser humano perfeito.ou que nunca fez nada de errado na vida.se existe por favor me avise. pois deve ser um marciano, ou um bebê recém-nascido. Renato Russo o melhor.

    ResponderExcluir