quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Temos nosso próprio tempo


A canção Tempo Perdido, do álbum DOIS, de 1986, tem um dos clipes de que mais gosto. Em preto e branco, com a banda tocando num espaço sombrio, considero clássicos o clipe e a canção, sem falar na mensagem tão reflexiva que a letra passa para todas as pessoas, em especial aos jovens.

Renato Russo está inquieto, num misto de raiva e ternura. Sua dança é hipnótica, impressionante, parece querer exorcizar seus demônios. Dado Villa-Lobos está novo, de cabeça baixa quase todo o tempo, tímido como sempre. Renato Rocha (Negrete / Billy) de chapéu, usando suspensório como o pessoal punk/careca. Marcelo Bonfá tocando ao fundo com energia, sempre muito sério, na dele. Uma banda como nunca mais verei no cenário do rock nacional.

Ao fim do clipe é interessante ver uma senhora varrendo uma grande quantidade de folhas secas no local deixado pela banda. Dá uma idéia de tempo que passou mesmo.

Enquanto isso, a todo momento, para reforçar ainda mais o tema da canção de fazer o seu próprio tempo, uma televisão mostra vários artistas do mundo do rock em fotografias ainda jovens, antes da fama. Tem gente como Paul & John Lennon (Beatles), Janis Joplin, John Lydon (Sex Pistols) e outros que ainda não reconheci.

O clipe no You Tube está logo abaixo para quem quiser ver e conferir. Quem descobrir outros ídolos do rock pode comentar à vontade.

Um comentário:

  1. Essa é uma das músicas que eu mais gosto. Infelizmente não pude ver a Legião em ação no palco, mas me lembro de um show do Capital Inicial que eu fui, para minha surpresa tocaram TEMPO PERDIDO...todos cantando junto, banda e público...foi uma emoção sem igual...só seria mais emocionante e bonito se fosse a própria Legião...SEMPRE EM FRENTE!!!

    ResponderExcluir