terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Monografia "A poética Romântica de Renato Russo" - Resumo


Resumo
Com esta monografia pretendo mostrar a importância do Romantismo não apenas como um estilo literário preso a uma época específica, o século XIX, mas como referência para a arte contemporânea. Assim, será analisada a obra poética de Renato Russo, líder da banda de rock’n’roll brasileira Legião Urbana e considerado um profeta para a juventude com suas letras confessionais e politizadas. Tal análise, entretanto, será feita a partir dos ideais do Romantismo para mostrar que Renato Russo utilizou suas características e suas três fases (Indianismo Nacionalista, Mal do Século ou Ultra-Romantismo e Crítica Social ou Condoreirismo) dentro do contexto sócio-político de seu tempo, o século XX, no fim da ditadura militar, início dos anos 80 e chegando aos anos 90. Para este trabalho utilizei livros de teóricos da Literatura Brasileira e livros específicos sobre a vida, os pensamentos, as idéias e a análise das letras de Renato Russo, que me ajudaram a fazer o paralelo entre a temática romântica e a poética do poeta contemporâneo.

Palavras-chave: Renato Russo, Legião Urbana, Romantismo.

4 comentários:

  1. eu gostaria muito de ler essa monografia como eu faço para que isso ocorra?

    ResponderExcluir
  2. Me mande um e-mail, Janaína! Abraço e força sempre!

    pauloavila1965@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. meu nome é Andréia

    gostaria muito de ler esse trabalho,pretendo fazer um artigo cientifico também e me ajudaria bastante, meu email é: acmachancoses@msn.com

    ResponderExcluir
  4. Paulo eu só fã-sasso da Legião, especialmente de Renato Russo. Gostaria de ler seu trabalho, pois pretendo defender minha monografia sobre as músicas dele. Tenho certeza q seu trabalho me ajudará muito.
    contato: antoniofilhomattos@hotmail.com

    ResponderExcluir