terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Monografia "A Poética romântica de Renato Russo" - Renato Russo: o poeta engajado


5.1. Renato Russo: o poeta engajado
No início dos anos 80, o nevoeiro da ditadura militar havia se dissipado e o Brasil começava a viver um processo de democratização e Diretas-Já, em que o povo reivindicava seu direito ao voto.
Tancredo Neves surgia como uma esperança para o povo, símbolo de novos tempos, primeiro presidente depois do período militar. O Colégio Eleitoral elegeu-o em 1985, mas sua doença e morte naquele mesmo ano fizeram com que José Sarney assumisse o governo do país. O plano cruzado deu ao povo a utopia de um futuro melhor, mas o que se viu foi a inflação subir de forma estratosférica, o desemprego ganhar proporções alarmantes, muita insatisfação nas ruas, miséria, um período que até a musica brasileira, como protesto e voz do povo, não apresentava novidades. Surgiam assim grupos de defesa aos Direitos Humanos, ONG’s (Organizações Não Governamentais) defendendo o meio ambiente e contra a devastação ecológica.
A juventude mostrava a sua força em meio à insatisfação social. Havia ainda o pesadelo da AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) que pegaria toda uma geração desprevenida.
Podemos dizer que o grande problema da década de 80 foi, com certeza, a distância econômica e social entre os países desenvolvidos e os do Terceiro Mundo. Graças às desastrosas ditaduras militares que oprimiram o país nos anos 60 e 70, o Brasil sofreu – assim como a maioria dos países latino-americanos – por um modelo de desenvolvimento capitalista desequilibrado, associado ao capital estrangeiro, em que o lucro ficava concentrado nas mãos de poucos privilegiados (Brandão & Duarte, 1993: 105).
Assim, esse modelo econômico de tais governos autoritários, sustentado por empréstimos feitos no exterior, entrou em crise no final dos anos 70. O país se viu diante da sua maior crise econômico-social, mesmo com os primeiros passos para uma abertura política com as eleições para governador a partir de 1982, a elaboração de uma nova Constituição em 1988 e a eleição direta para a presidência da República em 1989, que há 29 anos era reivindicada pelo povo brasileiro, principalmente em 1984 com o movimento popular “Diretas-Já”, em que o povo reivindicava seu direito ao voto (Brandão & Duarte, 1993: 105).

Rodrigues (1992: 13) lembra:

A pressão dos movimentos sociais – greves, sindicatos, organizações de bairro, entidades profissionais – foi fator fundamental para a conquista de abertura, mas não para garantir sua condução realmente democrática.

Rodrigues (1992: 53-54) comenta ainda que, embora na década de 80, a AIDS tenha aparecido como a maior ameaça à saúde dos brasileiros, as piores doenças que afligiram o povo foram as causadas pela fome e pela falta de saneamento básico. Dessa forma, as condições de alimentação, higiene e habilitação estão intimamente ligadas ao índice de mortalidade infantil.
Outro motivo preocupante nos anos 80, além da tuberculose, do sarampo, da lepra e da doença de Chagas apresentarem números alarmantes, era o retorno de doenças transmissíveis pelo mosquito, como a malária. Outro fator também alarmante eram as doenças provenientes de baixas condições de higiene e segurança no trabalho (Rodrigues, 1992: 54).
As grandes capitais apresentam, ainda segundo Rodrigues (1992: 55), contrastes que mostram bem o quadro social alarmante do país: edifícios e automóveis de luxo, favelas e carroças, enfim, abundância e miséria. Todas essas desigualdades, acrescidas da má distribuição de renda num país tão rico em que poucos detêm do poder e dos privilégios, geram violência e caos.
Rodrigues (1992: 55) comenta que grande número de desempregados, subempregados e mesmo os trabalhadores têm de enfrentar problemas diversos como o desemprego, a moradia, os baixos salários, a carestia, os altos aluguéis, a inflação... Dessa forma, muitos são obrigados a viver em lugares precários, como cortiços e favelas, sem falar no grande número de desprivilegiados que acaba indo morar nas ruas.
Muitos moram na periferia, o que causa um excessivo cansaço e o pouco tempo para o descanso após um longo dia de viagem para o trabalho, acarretando acréscimos com gastos com o transporte e alimentação. Assim, muitos acabam não tendo acesso à saúde, à cultura e à educação. O vestuário e o lazer tornam-se cada vez mais raros, ficando a diversão reduzida aos programas de televisão (Rodrigues, 1992: 55).
Esse quadro de baixas condições sócio-econômicas, segundo Rodrigues (1992: 56), reproduz a pobreza e a desigualdade, principalmente entre as crianças e os jovens. Há ainda o grande problema da violência produzida pelo enorme desequilíbrio social.
Nas famílias mais pobres é de onde sai o grande contingente de crianças e jovens de menores abandonados: parte deles acaba cometendo pequenos delitos (os chamados menores infratores); a outra parte ingressa prematuramente no mercado de trabalho, abandonando cedo a escola para ajudar as suas famílias (Rodrigues, 1992: 56).

A música da Legião Urbana e as letras de Renato Russo refletiriam, inseridas no movimento do rock brasileiro anos 80, esse momento conturbado, confuso e de insatisfação no Brasil do século XX, tal como foi com o Romantismo na época da Revolução Industrial no século XIX. Em ambos, um movimento de vanguarda dava voz e vez ao povo, fazia as pessoas expressarem seus sentimentos, interagirem e extravasarem as suas insatisfações.
A Legião Urbana seguiu um caminho de sucesso, uma resposta aos anseios dos jovens, que queriam exprimir o que pensavam sobre a realidade caótica do país, mas não conseguiam. A cada novo álbum aumentava a devoção e o culto à banda e, principalmente, a Renato Russo, que atingia em cheio o público com suas letras confessionais, políticas e espirituais, falando de amor, amizade, ética, política e respeito – uma forma de mostrar a sua aversão aos valores consumistas, corruptos e hipócritas que proliferavam na sociedade.

3 comentários:

  1. Renato Russo vcê realmentee faz a diferença..
    estudeii tudoo sobree vcê e vcê é muitoo competente com seu trabalhoo ;D

    ResponderExcluir
  2. TEMOS QUE FAZER VALER AS COISAS QUE O RENATO CANTOU COM TODO , BRILHANTISMO QUE SABIA PASSAR

    ResponderExcluir
  3. A juventude dos anos 80, teve sua voz ampliada nas músicas do Legião Urbana. O pensamneto e as ideias questionadoras de Renato, fizeram e fazem a diferença, nossa sociedade precisa que cada um de nossos jovens tenham o mesmo espirito de Renato.E que continuem se perguntando - Que pais é este??????

    ResponderExcluir