quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A Poética Romântica de Renato Russo


Sempre pensei em fazer uma grande homenagem à Legião Urbana.

Quando entrei na no curso de Letras, na Universidade Severino Sombra, em 2006, uma idéia começou a tomar forma em minha mente: a minha monografia teria que ser sobre Renato & Legião.

Assim, aproveitando todo o material de Literatura na fase do Romantismo no Brasil e todo material da Legião Urbana (livros e reportagens diversas), elevei as letras poéticas de Renato Russo à importância da Literatura Brasileira, fazendo uma comparação minuciosa das características do movimento romântico com a obra legionária, mostrando que havia uma profunda ligação entre eles, sem deixar passar despercebido o contexto histórico em que cada um estava inserido.

Os professores universitários (alguns conheciam, outros jamais tinham ouvido falar do nosso poeta) ficaram impressionados com o meu trabalho, com a vida e a obra intensas de Renato. A monografia ficou enorme, pois fiz uma análise das principais características românticas e das três fases do Romantismo. Apresentei a monografia em slides para a banca examinadora no dia 01/12/2008 e para as turmas dos períodos anteriores; ficou tudo muito interessante e me valeu um 10,0! Como pode ser visto na foto, eu fui à apresentação vestido à caráter, com uma camisa da Legião!

Pronto! Concluí meu curso com chave de ouro e levei o nome do nosso poeta para a área acadêmica. Cumpri meu objetivo de homenagear aquele que me ajudou na juventude e até os dias de hoje está presente em minha vida através de suas canções. Ele merecia isso de mim.

Agora, pretendo colocar aqui nesse blog algumas partes da minha monografia (A POÉTICA ROMÂNTICA DE RENATO RUSSO, este é o título) para quem quiser ler e comentar.

Para os que gostam de música e Literatura será uma boa leitura, com certeza.

5 comentários:

  1. Obrigado por este blog
    tenho aprendido mt com ele.......
    e fico impressionado como apesar de adats
    diferentes nossa historias terem um inico bem parecido
    me identifico mt com seu blog e espero poder a prender mt mais com ele e com vc .............



    Obrigado mesmo........
    Força Sempre

    ResponderExcluir
  2. puxa muito legal vc fazer sua monografia sobre o renato ... também sou de letras e pensava em abordar um tema sobre a legião ... achei muito bacana as características românticas estarem presentes também ... ficou genial!
    parabéns!

    kely

    ResponderExcluir
  3. Amei seu trabalho .Sou apaixonada pela obra de Renato Russo e estou sempre usando sua música em sala de aula .É extremamente relevante que pessoas como você tenha a sensibilidade de captar a importância de Renato Russo no contexto musical brasileiro .
    Boa sorte e felicidades

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo colega, considero sua ideia ousada e transformadora. Contudo, vi uma análise sua na comunidade da L.U no orkut sobre A via láctea e achei um tanto não-literária, alguns pontos você analisou de forma muito real, eu diria, nao sei se é esta a palavra, lembrei-me do formalismo russo. Não estou desmerecendo seu trabalho, apenas querendo me aprofundar nessas análises. Se quiser conversar comigo meu endereço é cris.mascarenhas@yahoo.com.br, pode me achar no orkut tbm...

    ResponderExcluir
  5. Ese eé o melhor blog do Renato e da legião*-*

    manow, aprendi mta mtaaa coisa com ele,
    amei,s2',
    agoraa sim eu so uma legionaria de vdd =D',

    ResponderExcluir